A Nissan prepara seu próximo grande lançamento para o mercado brasileiro, o SUV pequeno Kait, para combater VW Tera, Renault Kardian, Fiat Pulse e o futuro Chevrolet Sonic SUV. Mas, se você imagina um cara totalmente inédito, pode ir se acalmando: ele não deverá ser nada muito além de um Kicks Play, de carroceria antiga, com mudanças estéticas mais acentuadas. E ele chega muito em breve… 

+Chevrolet Sonic: o que já se sabe sobre o SUV do Onix?

+Avaliação: Nissan Kicks Play é compra racional. Mas e o preço?

Nissan Kait – Foto: divulgação

Kait terá dimensões de Kicks Play

A Nissan já havia revelado alguns teasers sobre o novo carro, que inclusive deram algumas deixas sobre seu novo design, além de cravarem seu nome. Porém, agora, a marca japonesa deu mais detalhes do SUV compacto, e aí já deu pra ver com o quanto de “Kicks Play” foi criado o Kait. Três métricas básicas são iguais no modelo novo e no antigo: distância entre-eixos de 2,62 m, comprimento de 4,30 m e porta-malas com exatos 432 litros. Números idênticos, sem tirar nem pôr, aos do bom e velho Kicks de primeira geração. Isso indica que a plataforma “V” é a mesma. 

Flagra Nissan Kait – Foto: reprodução/Quatro Rodas

Novo design

Mas, o que muda? Basicamente, design. O Kait trará nova dianteira, mais alta e alinhada com o design recente da Nissan, possivelmente se inspirando no Novo Kicks. Luzes diúrnas e faróis vão se dividir em duas peças, como é moda hoje em dia, enquanto capô, paralamas, grade e parachoque virão inéditos. De lado, a novidade vai ganhar apenas novas rodas, conservando retrovisores, maçanetas e janelas do Kicks Play.  

Flagra Nissan Kait - Foto: reprodução/Placa Verde no Instagram
Flagra Nissan Kait – Foto: reprodução/Placa Verde no Instagram

Na parte traseira, a inscrição com seu nome virá no centro da tampa do porta-malas, ao passo que todo o visual da parte de trás será inédito. Por sua vez, a cabine também deve ganhar boas evoluções, afinal o Kicks Play traz o interior do primeiro Kicks, de 2016, que já não convence em alguns pontos. Porém, até como provaram os números revelados agora pela Nissan, o Kait vai ser tão espaçoso quanto o Play. Boa notícia. 

Flagra Nissan Kait - Foto: reprodução/Quatro Rodas
Flagra Nissan Kait – Foto: reprodução/Quatro Rodas

Motorização conhecida

O que também pode agradar é que o powertrain não deve mudar. Isso significa uma sobrevida do veterano 1.6 16v HR16DE naturalmente aspirado, hoje com seus 111/113 cv de potência e torque na casa dos 15 mkgf (gas/eta). Ele pode ter ligeiras mudanças nesses números, mantendo a associação com a transmissão automática CVT X-Tronic, também presente no Kicks Play atual.  

Nissan Kicks Play Advance Plus – Foto: Lucca Mendonça

Esse 1.6, vale falar, não fica muito aquém de outros motores atuais: é inteiro em alumínio e conta com duplo comando variável, sem contar as quatro válvulas por cilindro. Deixa de lado apenas a superalimentação e a injeção direta de combustível. Além de motor e transmissão, o Kait também vai herdar do Kicks Play os sistemas de direção, freios e suspensões, podendo receber apenas novas calibrações e ajustes.  

Flagra Nissan Kait - Foto: reprodução/Placa Verde no Instagram
Flagra Nissan Kait – Foto: reprodução/Placa Verde no Instagram

Kait será “grandão”

Com tamanho de Kicks Play, o Kait conseguirá um título importante: será o maior dentre os rivais, para compensar a falta de uma motorização mais potente, por exemplo. Ainda assim, a estratégia da Nissan é clara: economizar na criação de um novo modelo, pegando como base outro produto já consolidado aqui no Brasil. Mais ou menos como a Fiat fez com o Palio de primeira geração por vários e vários anos.  

Flagra Nissan Kait - Foto: reprodução/Quatro Rodas
Flagra Nissan Kait – Foto: reprodução/Quatro Rodas

Novo Kicks o limita

No mais, a fabricante japonesa não pode ousar muito na criação do Novo Kait, afinal tem, logo no andar de cima, o Kicks de segunda geração. Este, por sua vez, conta com alguns pontos limitantes, como a motorização 1.0 turboflex contida para seu preço. Por isso a escolha do 1.6 para o Kait: equipá-lo com um motor turbo complicaria (e muito) a vida do Novo Kicks. O novo produto e o Kicks de segunda geração deverão conviver pacificamente, como já acontece com o Kicks Play.  

Flagra Nissan Kait – Foto: reprodução/Placa Verde no Instagram

Equipamentos esperados

Além disso, é sabido que ele deve emprestar algumas tecnologias já presentes no Kicks Play, como os 6 airbags, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, rodas de até 17” diamantadas, bancos em couro, ar-condicionado digital automático, faróis em LED, sensor crepuscular, sensores de estacionamento, painel de instrumentos com boa tela digital e por aí vai. Pode haver um incremento nessa lista, especialmente com itens que o Play atual não oferece.    

Nissan Kicks Play Advance Plus – Foto: Lucca Mendonça

Chega em breve

Segundo especulações, o Kait deverá ser apresentado ainda em 2025, em dezembro. Suas vendas, porém, tendem a começar apenas no próximo ano, 2026, passando as festas de final de ano e recessos.