Nissan Kicks melhora em custo/benefício

O Kicks é um sucesso de vendas e a Nissan está tão empolgada com ele que estuda o lançamento de uma versão e-Power, um novo sistema híbrido que faria o carro ter uma autonomia de 34 km/l de gasolina. Desde que passou a ser produzido no Brasil, a fábrica já teve de aumentar o ritmo de entrega do carro. Em relação ao ano passado, a novidade do Kicks é a chegada da versão de entrada S, com câmbio manual de cinco marchas ou automático CVT (continuamente variável). Para este guia, rodamos com o Kicks S CVT, equipado com rodas de liga leve.

Claro que ele perde em sofisticação e em relação aos Kicks mais caros, porém ainda assim é um carro vistoso – possui um dos designs mais felizes da atualidade. E a ausência de frisos e outros detalhes estéticos é plenamente compensada pela relação custo/benefício. Suas maiores qualidades surgem ao volante. O motor 1.6 e o câmbio manual de cinco marchas oferecem uma condução esperta, graças ao menor peso (1.109 kg) do que o dos rivais Jeep Renegade 1.8 (1.393 kg) e Hyundai Creta Attitude 1.6 (1.296 kg). Já com câmbio CVT, o peso sobe para 1.129 kg, mas ainda assim ele anda bem. Há boa força disponível desde os baixos giros, permitindo boas arrancadas e ultrapassagens seguras na estrada se você afundar o pé de uma vez no acelerador (manobra conhecida como kick down).

O quadro de instrumentos é simples, mas bem resolvido. Os bancos são muito confortáveis, desenvolvidos pela Nasa – incrível como não cansam mesmo em viagens longas. Ainda em conforto, o rodar macio é resultado das rodas de 16” com pneus de perfil maior que os das versões SV e SL, que usam aro de 17”. É verdade que o conjunto macio faz a carroceria rolar um pouco nas curvas rápidas, mas a versão S CVT inclui os controles eletrônicos de tração e de estabilidade, além de assistente de partida em subidas. Não há central multimídia na versão de entrada, mas sim rádio MP3. Outros itens de série são: ar-condicionado, alarme, direção elétrica, isofix, volante multifuncional e vidros/retrovisores elétricos. Por pouco mais de R$ 80 mil, vale a pena!


Ficha técnica:

Nissan Kicks 1.6 S CVT

Preço versão 1.6 S MT: R$ 71.990
Preço versão 1.6 S CVT: R$ 80.490
Preço versão 1.6 SV CVT: R$ 86.990
Preço versão 1.6 SL CVT: R$ 95.990
Motor: 4 cilindros em linha 1.6, 16V, comando variável Cilindrada: 1598 cm3
Combustível: flex
Potência: 114 cv a 5.600 rpm (g/e)
Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm (g/e)
Câmbio: automático CVT (continuamente variável), sete marchas simuladas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,295 m (c), 1,760 m (l), 1,590 m (a)
Entre-eixos: 2,610 m
Pneus: 195/55 R16 (opcionais 205/60 R16)
Portamalas: 432 litros
Tanque: 41 litros
Peso: 1.129 kg
0-100 km/h: 11s0 (g/e)
Velocidade máxima: 175 km/h (g)
Consumo cidade: 11,4 km/l (g) e 8,1 km/l (e)
Consumo estrada: 13,7 km/l (g) e 9,6 km/l (e)
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A (Utilitário Esportivo Compacto)

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