25/07/2025 - 9:00
A briga entre França e Japão é mais acirrada no mundo automotivo do que nos contextos históricos ou sociais. Bom exemplo é essa disputa entre Nissan Kicks Play Advance Plus e Peugeot 2008 Active, dois SUVs compactos vendidos na faixa logo abaixo dos R$ 150 mil.
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No primeiro caso, falamos da versão mais cara do Kicks Play, geração antiga do Nissan, que ainda continua em produção, atuando numa faixa de preço inferior à do Novo Kicks. Custa R$ 148 mil, a grosso modo. Já o Peugeot Active é a opção mais em conta do Novo 2008, tabelada em R$ 144 mil básica ou R$ 146 mil com cor metálica. Ou seja: falamos de apenas R$ 2 mil de diferença, dependendo da situação.
Vamos dividir essa briga em alguns rounds: motorização, desempenho e consumo, espaço interno e porta-malas, mecânica e dirigibilidade, fechando com os itens de série que cada um oferece.
Motorização
Vantagem para o Peugeot, que oferece powertrain mais poderoso e moderno. Seu 1.0 turboflex rende até 130 cv de potência com 20,4 mkgf de torque (gas/eta), associado a uma transmissão automática CVT com sete marchas simuladas. Tem superalimentação, injeção direta, corrente de comando e apenas três cilindros.
No Kicks, vai o bom e velho 1.6 16v HR16DE, naturalmente aspirado, porém inteiro em alumínio e com duplo comando variável. Rende 110/113 cv de potência com 14,9/15,2 mkgf de torque (gas/eta), também associado a um câmbio CVT, só que programado para 6 pseudo-marchas.
Desempenho e consumo
Focando nos dados oficiais, ainda que tenha 120 kg a mais na balança, o Novo 2008 conta vitória na performance. A Peugeot declara aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos, com 194 km/h de velocidade máxima, sempre nas melhores condições. O Kicks Play, mesmo com baixíssimo peso (menos de 1.150 kg), é mais lento: cumpre o 0 a 100 km/h em 11,8s, atingindo os 175 km/h de máxima, segundo a Nissan.
O consumo médio, pelo Inmetro, também é melhor no Peugeot: ele consegue 8,6 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol, ou 12,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina. Já seu rival Play faz 7,8 km/l e 9,4 km/l com etanol, ou 11,3 km/l e os mesmos 13,7 km/l com gasolina, respectivamente. Porém, o Novo 2008 consegue melhor autonomia, graças ao tanque maior: 47 litros, contra apenas 41 do Kicks.
Espaço interno e porta-malas
Nesse caso, o troféu é do Kicks, que tem 1 cm a mais na distância entre-eixos (2,62 m), além de uma carroceria mais alta, arejada, com janelas mais amplas e portas de maiores dimensões, que facilitam o entra e sai. Além disso, seu porta-malas supera o do Novo 2008 em cerca de 13 litros, chegando a 432 litros no total.
Mecânica e dirigibilidade
Por conta da plataforma modular mais moderna, o Peugeot é um carro mais acertado na dinâmica geral. Dispõe de uma capacidade superior na hora de fazer curvas ou frear mais bruscamente. Aliás, ele tem freios a disco nas quatro rodas de série, enquanto o Kicks Play vem com tambores traseiros.
O Novo 2008, porém, é mais similar a um hatch em vários quesitos, incluindo o posto de condução mais baixo e acanhado. Ainda assim, dispõe de um visual interno e funções mais modernas que as do Nissan, como layout de multimídia, instrumentação (totalmente digital), ou formato e ergonomia dos bancos, por exemplo.
No Nissan, há uma fórmula de SUV mais convencional, incluindo suspensões de curso maior, calibração mais macia de molas e amortecedores, ou maior centro de gravidade. Tem quem prefira essa receita, porém.
Equipamentos
Nenhum dos dois oferece itens opcionais, apenas acessórios instalados na concessionária. Por isso, vamos focar nos equipamentos presentes: rodas de liga-leve diamantadas aro 17, sensor crepuscular, luzes diurnas em LED, direção elétrica, volante multifuncional regulável em altura e profundidade, lanternas em LED, modo Sport de condução, airbags laterais, porta USB traseira, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, além do trivial, como vidros e travas elétricas e retrovisores com ajustes elétricos.
Só o Kicks Play, porém, tem airbags de cortina, bancos e volante forrados em couro, chave presencial, partida do motor por botão, retrovisor interno fotocrômico, alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência, principalmente.
Por outro lado, o Peugeot compensa com multimídia maior (10”, contra 8” do Play), painel de instrumentos totalmente digital (mescla digital e analógico no Kicks), conexões sem fio para Android Auto e Apple CarPlay (só com cabo no rival), sensor de chuva, faróis em LED, ar-condicionado digital automático, câmera 180º, freio de mão eletromecânico, e sistema de som com 6 alto-falantes (4 no Nissan).
E aí?
O Kicks torna-se uma compra mais racional a partir do momento que oferece menos potência e desempenho, só que entregues por um motor com vários anos de presença no mercado brasileiro. Também é a melhor opção para quem busca maior espaço interno e porta-malas, ou mesmo linhas de design e concepção mais tradicional.
O rival da marca francesa é mais jovial e descolado, apostando mais no design arrojado e interior com telas e acabamento que surpreendem mais. A tecnologia também fala alto, com mais sensores, telas, conexões sem fio e por aí vai. Ganha em desempenho e consumo, abrindo mão de maiores espaço interno e porta-malas.