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Com lançamento marcado para agosto no mercado brasileiro, o Nissan Kicks foi apresentado oficialmente nessa semana sem que a marca divulgasse o seu conjunto mecânico. O segredo, porém, foi revelado pelo ranking de eficiência do PBE Veicular 2016, que atestou ainda que o Kicks será o crossover compacto nacional mais econômico.

De acordo com o programa organizado pelo Inmetro, o anti-Honda HR-V da Nissan será equipado com o motor 1.6 flex de 111 cv do March e do Versa, que irá trabalhar em conjunto com a nova transmissão automática CVT. Com este conjunto, o Kicks registrou média de consumo na cidade e na estrada de 8,1 km/l e 9,6 km/l (etanol) e 11,4 km/l e 13,7 km/l (gasolina).

O consumo energético registrado para o Kicks é de 1,74 MJ/Km. Na categoria ‘Utilitário Esportivo Compacto’ do PBE, este resultado posiciona o modelo atrás apenas do hatch aventureiro Hyundai HB20X (1,72 MJ/Km) e do crossover compacto importado Suzuki S-Cross 2WD (1,73 MJ/Km) e bem na frente do antigo campeão, o Peugeot 2008 1.6 THP (1,95 MJ/Km).

As primeiras unidades do Kicks serão produzidas no México especialmente para o mercado brasileiro, mas a produção brasileira, na fábrica de Resende (RJ), já está programada para o último trimestre deste ano.

MARCH E VERSA CVT

Com lançamento marcado para junho, os March e Versa equipados com o câmbio automático CVT também já aparecem no PBE Veicular. A nova transmissão estará disponível nas versões SV e SL do hatch e nas configurações SV, SL e Unique do sedã, sempre com o motor 1.6 flex de 111 cv.

Ainda de acordo com a lista do Inmetro, os dois modelos ficaram mais beberrões com o câmbio CVT, com consumo energético de 1,72 MJ/Km (ante 1,63 MJ/Km dos mesmos carros com o câmbio manual de cinco marchas). A pontuação foi suficiente para garantir ao March e ao Versa CVT o selo de eficiência energética, mas agora com nota ‘B’ na classificação geral.