PreviousNext

A Nissan confirmou o lançamento dos March e Versa equipados com a transmissão automática CVT. Ainda sem preços divulgados, a nova opção de câmbio chega em junho e será exclusiva para as versões equipadas com o motor 1.6.

Desenvolvida especialmente para os modelos pequenos da marca japonesa, esta transmissão fez a sua estreia na Europa e Estados Unidos em meados do ano passado. O conjunto é mais moderno que o automático tradicional de quatro marchas ainda oferecido nos March e Versa feitos no México e exportados para outros mercados latinos.

“O consumidor brasileiro preza muito pelo consumo de combustível, mas também privilegia a dirigibilidade. Acreditamos que a transmissão CVT traduz melhor esses conceitos”, disse Cristiane Sanches, gerente de marketing de produto da Nissan do Brasil, para explicar a escolha da filial brasileira.

Para o Brasil, a única mudança no CVT será a calibragem específica para os motores 1.6 flex de 111 cv. De acordo com o fabricante, este câmbio traz avanços como o sistema Active Slip Control (que reduz a perda de giros nas “trocas” de marchas) e a função Overdrive, com funcionamento semelhante ao do modo esportivo nos automáticos tradicionais.

No segmento, o sedã e o hatch serão os únicos modelos equipados com esse tipo de câmbio. Os Hyundai HB20 e HB20S e os Chevrolet Onix e Prisma usam câmbios automáticos de seis marchas, enquanto os Fiat Palio e Grand Siena e os VW Gol e Voyage tem a opção de transmissões automatizadas de embreagem simples. Dentre os concorrentes, apenas os Ford Ka e Ka+ e o Toyota Etios não contam com caixa automática.