Nissan March ‘transformado’ em Jaguar e muito mais: os carros da Mitsuoka

Conheça a fabricante japonesa Mitsuoka, famosa por criar modelos de visual retrô sobre a base de carros atuais

4967
Mitsuoka Viewt (Divulgação)

Qual desses carros você levaria para casa: um Nissan March com frente e traseira de Jaguar dos anos 1960 ou Toyota Corolla modificado para parecer um Bentley? Por mais estranho que possa parecer, essas criações bizarras não são obra de uma pequena oficina, mas do fabricante japonês Mitsuoka, que se especializou em criar modelos com visual retrô britânico construídos sobre a base de carros atuais.

Fundada em 1968, a Mitsuoka começou a produzir veículos no início dos anos 1980, quando lançou o futurista minicarro Bubu50, equipado com um pequeno motor de 50 cc. Pouco tempo depois, o fabricante japonês começou a produzir réplicas dos Mercedes-Benz SSK dos anos 1920 e uma reprodução quase perfeita do Porsche 356, montada sobre o chassis do Fusca. Mas nos anos 1990, a Mitsuoka decidiu abandonar as réplicas e passou a desenvolver as suas bizarras criações.

Atualmente, a linha da empresa inclui quatro automóveis: o menor deles é o Viewt, que é baseado no mesmo Nissan March que é fabricado no Brasil, porém com a dianteira reestilizada e uma traseira sedã no mesmo estilo do Jaguar Mark 2 dos anos 1960. O visual britânico do século passado está presente também nos bancos, laterais de porta e no painel com aplique imitando madeira. Já o conjunto mecânico é atual, com um motor 1.2 de três cilindros e 79 cv e um câmbio automático CVT.

O Mitsuoka Ryugi é basicamente um Toyota Corolla Axio (que é diferente do Corolla vendido por aqui) com frente e traseira redesenhados para lembrar os Bentley clássicos, com direito a uma enorme grade frontal cromada e o interior com apliques imitando madeira no painel. Aproveitando todo o conjunto mecânico do Corolla Axio, o Ryugi é vendido também com uma motorização híbrida. O mesmo estilo dos Bentley está presente também no Galue, um sedã maior que o Ryugi e que é construído sobre o Nissan Maxima.

Mas a criação menos bizarra da Mitsuoka é o conversível de dois lugares Himiko, que é um Mazda MX-5 Miata modificado para parecer com os esportivos artesanais dos pequenos fabricantes do Reino Unido. Sob o capô, o Himiko traz um motor 1.5 de 131 cv.