A Nissan desenvolveu, em parceria com a Agência de Exploração Espacial do Japão (JAXA), um protótipo de rover lunar. Vale destacar que esse trabalho em conjunto é realizado desde janeiro de 2020.

O fato é que o Centro de Inovações em Exploração Espacial da JAXA está conduzindo uma pesquisa com rovers lunares, tecnologia para a exploração espacial.

+ Nissan sorteia vouchers de viagens no valor de R$ 500
+ Nissan Leaf é utilizado por DJs em evento; entenda
+ Nissan revela conceito elétrico Ariya Single Seater; veja
+ Nissan promete 23 novos modelos eletrificados até 2030
+ Com 18 anos e só 362 km rodados, Nissan Skyline GT-R esta à venda por US$ 485.000

Um rover lunar deve ser capaz de percorrer a superfície irregular, rochosa e arenosa da lua, além de ser energeticamente eficiente. Além disso, as fontes de energia para alimentar o funcionamento de veículos espaciais são limitadas.

A pesquisa da Nissan refere-se à tecnologia de controle do motor elétrico que a montadora japonesa desenvolveu por meio da produção em série de veículos elétricos como o Leaf e a tecnologia de controle de tração integral e-4ORCE do novo crossover elétrico Ariya. Neste caso, a tecnologia e-4ORCE está sendo utilizada para aumentar a performance do rover lunar no terreno acidentado do corpo celeste.

PreviousNext

Tecnologia de controle de tração integral 

Em sua pesquisa conjunta com a JAXA, a Nissan está aprimorando a performance da tecnologia e-4ORCE em terrenos arenosos. Ao conduzir nestas situações, as rodas frequentemente giram em falso fazendo o carro patinar, sendo preciso ter um controle de direção para não atolar. Para resolver este problema, a Nissan desenvolveu controles de tração que minimizam o giro da roda conforme as condições do terreno.

Ikkoh Funaki, diretor do Centro de Inovações em Exploração Espacial da JAXA explica os objetivos da pesquisa: “A JAXA tem o objetivo de aplicar os resultados da pesquisa em explorações espaciais futuras. Estamos trabalhando de forma colaborativa com empresas, universidades e institutos de pesquisa em projetos viáveis, que têm potencial de comercialização e inovação. Ao conduzir pesquisas em parceria com a Nissan, que tem expertise em tecnologias eletrificadas, esperamos aplicar nossos resultados no desenvolvimento de rovers lunares de alta performance”.

Assista ao vídeo abaixo:

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Conheça os detalhes do Volkswagen Fox com seis rodas e três eixos
+ Avaliação: RAM 1500 acelera forte, mas não faz sentido
+ Comparativo de SUVs: Jeep Compass vs. VW Taos e Toyota Corolla Cross
+ Fiat Pulse fica mais caro em todas as versões; veja o reajuste
+ Veja os 10 países mais caros para se comprar e manter um carro
+ Peruas usadas valorizam acima da média; confira o top 10
+ Lembra do Astra? Conheça o modelo 2022, que acaba de sair na Inglaterra
+ Avaliação: Hyundai Creta 2022 arrisca no visual, mas se destaca pelo motor
+ Avaliação Citroën AMI: elétrico cotado para o Brasil não precisa de CNH
+ Segredo: o SUV da Fiat com base de Peugeot que dá pistas sobre o novo Jeep Renegade
+ IPVA 2022: saiba como parcelar o imposto em até 12 vezes