17/06/2025 - 10:51
Enquanto lança o novo Kicks no Brasil, a Nissan revela globalmente a terceira geração do Leaf. Primeiro elétrico da marca produzido em larga escala, o modelo já vendeu mais de 700 mil unidades ao redor do mundo.
O novo trem de força do modelo, composto por motor, inversor e redutor integrados, é 10% menor que seu antecessor e apresenta 75% menos vibração, segundo a marca.
As baterias podem ser de 52 kWh, suportando uma potência de 130 kW e 35,2 kgfm de torque, ou 75 kWh, aptas para 160 kW e 36,2 kgfm de torque. Um sistema aprimorado de recuperação e gerenciamento térmico coleta o calor gerado pelo carregador de bordo para aquecer a bateria, aumentando seu potencial de regeneração em climas frios. Quando conectado a um carregador rápido, o modelo consegue repor até 80% da carga em 35 minutos.
+ Nissan prevê reduzir participação na Renault
+ Lembra do Nissan March? Hatch ganha nova geração totalmente elétrica

Visual do novo Nissan Leaf
De acordo com a marca, tanto o exterior quanto o interior apresentam o símbolo geométrico “ni-san”, combinando dois retângulos verticais com três horizontais. O padrão pronunciado “ni” e “san” cria foneticamente o nome Nissan e sinaliza uma nova era para o design da Nissan e para o Leaf, que foi completamente reinventado para esta nova geração.

Uma silhueta semelhante à de um fastback e recursos como maçanetas dianteiras niveladas, rodas com ajuste aerodinâmico e parte inferior plana se combinam para garantir ao novo Leaf um coeficiente de arrasto de 0,26 para os modelos dos EUA e Japão, e um ainda mais impressionante de 0,25 para as versões europeias.

Na dianteira, em algumas versões, uma barra de luzes percorre toda a extensão do capô, que em algumas regiões é posicionada acima do logotipo iluminado da marca Nissan. Na traseira, lanternas holográficas 3D disponíveis criam um elemento futurista.

No interior, destaque para o piso quase totalmente plano, cortesia da plataforma CMF-EV, e o amplo painel de instrumentos horizontal. Um display em estilo monolítico apresenta telas duplas integradas de 12,3 polegadas ou duas de 14,3 polegadas, dependendo da versão e da região. Destaque também para o teto solar panorâmico com escurecimento e proteção térmica.

“O Leaf original ajudou a popularizar os veículos elétricos, e esta terceira geração convida os consumidores a adotar um estilo de vida elétrico com uma gama de recursos atraentes”, avalia o presidente e CEO da Nissan, Ivan Espinosa.

Mercado
De acordo com a Nissan, o novo Leaf deve chegar às concessionárias dos Estados Unidos a partir do segundo semestre, com lançamento previsto para outras regiões na sequência.