Você tem cerca de R$ 175 mil e quer um carro 0 km. Pode escolher entre um Nissan Sentra Advance, sedan médio, ou então um Peugeot 2008 GT, SUV compacto. No primeiro caso, falamos de uma versão de entrada, enquanto no segundo, trata-se da topo de linha.  

+Avaliação: Nissan Sentra é um p*** carro. Só que ninguém lembra dele…

+Um mês com o Peugeot 2008: primeiras impressões

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A Nissan coloca seu Sentra Advance por R$ 174,5 mil sem cor metálica, enquanto a Peugeot cobra R$ 180 mil pelo 2008 GT 2026 na tabela cheia. Porém, o SUV compacto está com promoção por R$ 163 mil, temporariamente. Briga boa, hein? Por isso, vamos dividir essa disputa em alguns rounds: motorização, desempenho e consumo, espaço e porta-malas, dirigibilidade e, por final, equipamentos de série.  

Motorização 

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De um lado, o Sentra é conservador com um 2.0 16 de aspiração natural, quatro cilindros e 16 válvulas sob o capô, que só bebe gasolina. Entrega cerca de 150 cv de potência com 20 mkgf de torque, e está aliado a uma transmissão automática CVT que simula oito velocidades.  

Nissan Sentra Advance – Foto: Lucca Mendonça

O Peugeot é mais moderno no powertrain. Usa um 1.0 turboflex de três cilindros, que entrega 125/130 cv de potência (gas/eta), equivalendo-se ao Nissan no torque: 20,4 mkgf, com os dois combustíveis. Câmbio? Também CVT, só que com sete marchas simuladas.  

Porém, um importante diferencial do Peugeot está no sistema híbrido-leve. Ele é resultado da soma de motor de arranque com alternador, gerando um motor elétrico pequeno, que auxilia o 1.0 turboflex na movimentação do carro. Esse motor elétrico é abastecido pela carga de pequenas baterias de tração, instaladas sob o banco do motorista (se recarregam sozinhas em frenagens e desacelerações). 

Peugeot 2008 GT 2025 – Foto: Lucca Mendonça

O tal sistema, além de entregar 4 cv e 1 mkgf extras ao conjunto do 2008 GT, ainda livra o SUV compacto do rodízio municipal em SP, e garante redução ou até isenção de IPVA em alguns estados brasileiros. De quebra, pode parar em vagas dedicadas a veículos eletrificados, dependendo do estacionamento. Vantagens do Peugeot, que o Nissan não oferece… 

Desempenho e consumo 

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Pelos dados oficiais, o Sentra consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, correndo até os 200 km/h de máxima. O 2008 GT, com motorização híbrida-leve, é só um pouquinho mais lento: cumpre o 0 a 100 km/h em 10 segundos e atinge os 195 km/h de máxima (com etanol). Com esses números de ficha técnica, vitória declarada ao Nissan Sentra, ainda que com pouca folga… 

No consumo, o Sentra faz 11,0 km/l na cidade e 14,0 km/l na estrada. Já o 2008 GT Hybrid consegue 9,0 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol, ou 13,0 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina. Essas são médias do Inmetro e, apesar da vitória do Nissan no consumo rodoviário com gasolina, pesa contra o fato de o sedan só beber gasolina, enquanto o 2008 é flex.  

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Sentra e 2008 tem os mesmos 47 litros de capacidade do tanque de combustível. Enquanto o Nissan oferece maior autonomia na estrada (658 km), o Peugeot rende mais na cidade, como esperado em um híbrido (611 km, contra 517 do Sentra). Nos dois casos, falamos de gasolina, já que o sedan médio não queima etanol.  

Espaço e porta-malas 

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Em ambos os casos, vitória para o Nissan. Além de oferecer uma distância entre-eixos com generosos 9 cm a mais que o Peugeot (2,70 m, contra 2,61 m), seu porta-malas é mais amplo, atingindo os 466 litros (419 no 2008). No geral, o Sentra ainda brinda com portas maiores, vão superior para as pernas na segunda fileira e assoalho mais plano. Porém, claro, é mais baixo que o 2008 GT, o que exige maior esforço no entra-e-sai.  

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Dirigibilidade  

O sedan médio tem posto de condução mais baixo e esportivo, apesar das respostas mais pacatas ao comando do acelerador (motor aspirado). Já o Peugeot, apesar da similaridade com o hatch 208, é um carro mais altinho. Em níveis de conforto e ergonomia, se igualam, com perfil mais conservador no Sentra e jovial no 2008.  

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O Nissan supera o Peugeot no comportamento em curvas rápidas ou desvios bruscos de trajetória: tem centro de gravidade mais baixo, suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro multilink e uma melhor distribuição de peso. O SUV da Peugeot, em contrapartida, encara com muito mais facilidade nossa buraqueira, lombadas e valetas: não raspa parachoques no solo, diferente do Sentra. 

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Equipamentos de série 

Ambos são bons no conteúdo de série. Trazem faróis em LED com acendimento automático, rodas de liga-leve diamantadas (aro 17 nos dois), forração interna em couro sintético, volante multifuncional, ar-condicionado automático digital, paddle-shifts, chave presencial, partida por botão, farol alto com comutação automática, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, monitores de ponto-cego, 6 airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, detector de fadiga do motorista e 6 alto-falantes. 

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O Nissan supera o Peugeot com alguns itens: além das duas zonas do ar digital automático, conta com saídas de ar traseiras, ajustes elétricos para o banco do motorista, aquecimento dos bancos dianteiros, modo Eco de condução, alerta de presença no banco traseiro e alerta de tráfego cruzado traseiro, principalmente.  

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Já o 2008 GT, versus o Sentra, sai na frente com multimídia maior (10,3”) e mais moderna (conexões sem fio), painel de instrumentos digital 3D (telinha central de 7” no Nissan), teto-solar panorâmico, freio de mão eletromecânico (por pedal no Sentra), sensor de chuva, leitor de placas de sinalização, câmeras 360º, carregador de celular por indução e rebatimento elétricos dos retrovisores externos. 

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Conclusão 

Precisa de um carro mais altinho, e/ou também prefere um estilo de design mais jovial e descolado? Vai de 2008 GT. De quebra, ainda vai entrar no mundo da eletrificação automotiva, e consegue os bônus de IPVA, rodízio ou estacionamento. Mas, se você preza pelo maior espaço interno, estilo mais conservador e curte a melhor dinâmica de condução, talvez o Sentra seja a melhor pedida. Tudo depende do gosto… 

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