06/12/2025 - 9:00
A Nissan prepara uma série de novidades para o seu sedan compacto Versa. Para quem pensava que ele sairia de linha em breve mundo afora, um engano: a marca vai tratar de dar mais um tapa no seu visual, para uma sobrevida por mais alguns anos. E, nessa futura reestilização, ele terá clara inspiração no…Kait! Te explico adiante…
+Avaliação: Nissan Sentra é um p*** carro. Só que ninguém lembra dele…
+Volkswagen Virtus chega a 300 mil unidades produzidas no Brasil
Flagra no México
Na realidade, o que indica esses próximos passos é um flagra de um exemplar do Versa reestilizado durante gravação de um comercial publicitário no México. Pintado de azul, o carro só pode ser visto de cima, com lateral e traseira visíveis. Ainda assim, já dá para ter dimensão do quanto ele vai mudar. A primeira aparição da imagem foi no portal mexicano Auto Dinamico (veja aqui).

Com forte inspiração no recém-lançado Kait, uma profunda renovação do Kicks de primeira geração, o Novo Versa 2027 tem um motivo nobre para adotar essas linhas: ele e o Kait compartilham plataforma, motorização, partes mecânicas e, de certa forma, até interior. Portanto, o que acontece com o SUV compacto tende a ser repetido pelo sedan, numa espécie de renovação conjunta da família. Além disso, ambos dividem espaço nas concessionárias Nissan de vários países latino-americanos.
Como vai ficar o Versa 2027?
Pelo flagra, fica clara a semelhança com o Kait na traseira. O sedan adota, também, linhas mais sérias e limpas, com uma barra preta interligando as lanternas pela tampa do porta-malas, ao passo que o local da placa de licença desce para o parachoque. Este, por sua vez, também é inédito, mais retilíneo. No geral, a impressão é de um carro maior, como pretende a Nissan para peitar VW Virtus, Honda City e afins.

Lateralmente, ele é praticamente o mesmo, com exceção da adoção de novas rodas, que aparentam ser de aro 17 com acabamento diamantado no carro flagrado no México. Isso indica que falamos da versão topo de linha do modelo, a Exclusive. Portas, janelas, maçanetas e retrovisores seguem inalterados, como no Kait.
De frente, o Versa 2027 vai trazer faróis bipartidos, também. Apesar de o exemplar visto no México não mostrar sua nova dianteira, a Nissan revelou, há alguns meses, um teaser que adiantou justamente essa renovação do sedan compacto. Assim como fizeram no Kait com relação ao Kicks Play, o Versa deverá receber faróis em LED separados das DRLs, enquanto grade, parachoques, capô e paralamas mudam. Com isso, a marca japonesa também busca um aspecto mais imponente para o modelo.

Interior?
Só que, assim como aconteceu com o Kait, esse Versa 2027 tem o interior guardado a sete chaves. Não foi mostrado em teaser, nem vazou internet afora. Mas, mesmo assim, não espere nada muito revolucionário frente ao que encontramos no Novo Kait. Afinal, vale lembrar que essa geração atual do Versa sempre compartilhou um design de cabine bastante similar ao do Kicks de primeira geração.

Por isso, pode-se esperar um interior de Kait com modificações pontuais em acabamentos, saídas de ar, formatos e posições de botões e afins. Laterais de portas e bancos são outros na mira das modificações, enquanto as telas deverão ser renovadas. No Kait, as versões de entrada usam multimídia de 8” com conexões sem fio, e as mais caras trazem um aparelho Pioneer de 9”. Nesse segundo caso, ele vem acompanhado de um painel de instrumentos digital de 7”.
Motorização
Na motorização, seguirá o bom e velho 1.6 16v HR16DE, flex de aspiração natural, com 110/113 cv de potência e cerca de 15 mkgf de torque (gasolina/etanol), associado ao câmbio automático CVT com seis marchas simuladas. Segundo dados oficiais, com etanol, hoje ele demora cerca de 10,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, correndo até os 180 km/h. Freios, suspensões e direção devem apenas sofrer recalibrações.

Quando chega?
O mais provável é ter o Novo Versa oficialmente lançado nas primeiras semanas de 2026, com a estreia programada para o Brasil ainda no próximo ano. A meta é clara: incomodar VW Virtus, Honda City, Chevrolet Onix Plus e afins, no segmento de sedans compactos mais caros e maiores. A boa notícia é que, aparentemente, o carro já está pronto e com comerciais sendo gravados. Ou seja: chega em breve…
