17/12/2025 - 14:30
Eis o Novo Nissan Versa. Inicialmente flagrado apenas do ângulo de ¾ de traseira, o sedan compacto agora deu as caras por completo, e pode ser visto de todos os lados da carroceria. O modelo renovado foi avistado no México pelo portal Auto Dinamico (veja aqui), aparentemente gravando um comercial.
+Nissan Sentra 2026 troca de geração; veja como ficou
+Nissan Kait 2027 é anti-VW Tera e começa por menos de R$ 118 mil; conheça

Essa é a segunda reestilização aplicada na atual geração do Versa: a primeira veio em 2022. Porém, essa prometida para o comecinho do ano que vem é mais profunda, a ponto de deixá-lo quase irreconhecível. Mais ou menos como a Nissan fez com o Sentra em outros mercados, reaproveitando a plataforma e mecânica, mas modificando bastante o design.
Esse movimento, também visto no Kait (ex-Kicks Play), faz parte de um enxugamento de gastos da Nissan global, que enfrenta uma de suas maiores crises financeiras de todos os tempos. A ideia não é criar novos modelos do zero, mas sim reaproveitar projetos já existentes, modificando o que for necessário (mais barato).

Novo Versa terá inspiração no Novo Sentra
Apesar de lembrar um pouco Kait e até mesmo Novo Kicks, o Versa reestilizado usou como fonte de inspiração mesmo o Novo Sentra. Ganhou linhas mais elegantes e limpas, com dianteira imponente, laterais fluídas e traseira séria. Na frente, assim como o irmão maior, tem faróis bem afilados e várias partes em preto brilhante. Visto de traseira, ganha lanternas interligadas por um aplique preto (tal qual no Sentra), e tem a placa realocada para o parachoque (igual fizeram no Kait).

Interior vai mudar
O Versa já merece um interior mais caprichado há algum tempo, quer seja no visual ou acabamento. E isso deve ser corrigido nessa reestilização. A grande aposta vai para linhas mais parecidas com as do Kait, aproveitando telas maiores, materiais mais esmerados e um aspecto atualizado. Até agora, é a única parte do sedan compacto premium que ainda não deu as caras em flagras.

Mais tecnologias
Nesse tapinha de meia-vida, o Versa tende a ficar mais moderno e equipado. É um movimento que já foi aplicado no Kait, e pode ser replicado no sedan: são esperados piloto automático adaptativo (ACC), alerta de saída de faixa ativo, monitores de ponto-cego e alerta de tráfego cruzado traseiro, itens que vieram nos Kais mais caros. O que comprova isso é o conjunto de sensores e câmeras (no topo do parabrisas), associado ao radar frontal (base do parachoque), avistados na dianteira do Versa renovado.

Mesma motorização
Não espere revoluções mecânicas. No máximo, recalibrações de suspensões ou freios, e nada muito além. O guerreiro 1.6 16v HR16DE seguirá sob o capô, com potência de pouco menos de 115 cv e torque na casa dos 15 mkgf, acoplado sempre ao câmbio automático CVT, ao menos falando das versões vendidas no Brasil. É o mesmo powertrain do Kait, e aposta na confiabilidade, robustez e economia.

Estreia em Breve
O carro já está pronto. Deve ser apresentado ainda nas primeiras semanas de 2026, em caráter global, mas já confirmando as expectativas de motorização, design interno, tecnologias e afins. Já a chegada ao mercado brasileiro não vai demorar muito, também, com previsão de estreia ainda no primeiro semestre do próximo ano. Vale lembrar que boa parte dos seus rivais foi reestilizada recentemente, vide Honda City, VW Virtus e Chevrolet Onix Plus. A Nissan não vai querer ficar para trás…

