04/12/2025 - 14:59
Não foi só o Kait que a Nissan mostrou no Brasil nos últimos dias. Outro anúncio feito pela marca japonesa é que, em 2026, ela venderá por aqui o SUV médio-grande X-Trail, para combater Honda CR-V, Toyota RAV-4 e similares. Como grande diferencial, sua motorização é do tipo EREV, aquela elétrica de autonomia estendida, onde o motor a gasolina serve só como gerador. Trata-se da tecnologia batizada pela Nissan de e-Power.
+Nissan Kait 2026: quanto custa, o que oferece e qual motor usa
+Recall: Toyota chama Corolla, Corolla Cross, GR Corolla e RAV4 por ‘apagão’ no painel digital

Como é o X-Trail?
Mas, antes disso, vale conhecer o carro: oferecido mundo afora com opções de cinco ou sete lugares, ele ronda os 4,70 m de comprimento, 1,85 m de largura e entre-eixos não muito grande, de 2,71 m. Ainda que não seja o produto mais atual da Nissan (estreou no exterior há cerca de quatro anos), aposta forte na eficiência energética, e é produzido no México, o que facilita (e barateia) sua importação.

Para quem não lembra, o X-Trail já foi vendido no Brasil durante alguns anos da década de 2000. Porém, era caro, pouco divulgado e nunca atingiu o mesmo sucesso dos seus concorrentes japoneses por aqui (CR-V e RAV-4). Desde 2010, quando saiu do Brasil, nunca mais teve passagem por aqui. Deve voltar agora em 2026 totalmente renovado, maior, e duas gerações adiante.

Motorização
Na motorização vai um 1.5 turbo a gasolina de três cilindros, responsável única e exclusivamente por gerar energia para baterias de tração (160 cv). É apenas gerador, sem tracionar as rodas. Quem cumpre esse papel, de mover o SUV de cerca de 1.800 kg, é um par de motores elétricos (204 cv e 213 cv), um acoplado a cada eixo. Isso ao menos nas versões 4×4 (chamadas de e-4orce), enquanto as de tração dianteira tem só um motor elétrico frontal. De qualquer forma, a potência combinada é de 213 cv, com torque total acima dos 53,5 mkgf.

Como funciona?
Durante o uso, o motor 1.5 turbo trabalha fornecendo energia para as baterias de tração (1,75 kWh de capacidade), que não acumulam tanta carga nem permitem carregamento em fontes de energia externas (não é plug-in). Além disso, esse propulsor a combustão também pode fornecer energia diretamente aos motores elétricos de tração, através de um inversor, especialmente em momentos de demanda (como num off-road, ou kickdown, por exemplo).
Quase 22 km/l
De qualquer forma, o X-Trail com esse powertrain é dos mais eficientes. No Japão, tem consumo médio declarado de 21,7 km/l, claro que com a gasolina superior deles. Como mantém um tanque grande, de 55 litros, mesma capacidade das versões convencionais, esse e-Power e-4orce pode rodar quase 1.200 km sem reabastecer. Aqui no Brasil, porém, com a nossa gasolina menos pura e outros fatores, esse número tende a ser um tanto menor na realidade. Ainda assim, é econômico e rende bem.
Rápido e refinado
Espere tudo que os rivais de motorização e tamanho oferecem. Na versão de cinco lugares são 575 litros de porta-malas, com banco traseiro deslizante, e a aceleração de 0 a 100 km/h é digna de esportivos, cumprida em cerca de 7 segundos (dados oficiais). Só que a velocidade máxima, como é de costume em carros com tração 100% elétrica, é limitada eletronicamente em 180 km/h. Suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro multibraço e quatro freios a disco estão no pacote do Nissan X-Trail e-Power.

Na lista de equipamentos do X-Trail, bancos em couro com ajustes elétricos, multimídia de 12,3”, painel de instrumentos digital de outras 12,3”, head-up display, ar-condicionado digital automático de três zonas, teto-solar panorâmico, seletor de modos de condução e pacote ADAS bem recheado, de nível 2+.
Mirando CR-V e RAV-4
Na confirmação da chegada do X-Trail e-Power no Brasil em 2026, a Nissan não detalhou versões, quantidade de assentos, nem tipo de tração do SUV para nosso mercado. Para efeito de comparação, hoje a Toyota oferece seu RAV-4 em versões híbridas convencionais (HEV) e híbridas plug-in (PHEV), com tração dianteira ou integral, respectivamente. Já a Honda vende o CR-V sempre híbrido convencional com tração nas quatro rodas (AWD).












