O Volkswagen Nivus superou seus rivais diretos como o Jeep Renegade e o Ford Ecosport e foi escolhido como o SUV compacto com menor custo quando o assunto é mecânico. De acordo com estudo realizado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), que leva em consideração os valores e a facilidade dos reparos, o Nivus é o utilitário esportivo compacto com melhor custo de reparabilidade do Brasil.

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Desenvolvido 100% na América Latina com foco no consumidor local, o Nivus obteve nota 16 no Ranking CAR Group, ficando à frente de Jeep Renegade, Chery Tiggo 2, Ford Ecosport, Renault Duster e Peugeot 2008. Este ranking é utilizado pelas seguradoras como base para calcular, a partir de comparações com demais veículos semelhantes, os valores de prêmio e franquia.

Veja fotos do Nivus que superou o Renegade quando o assunto é mecânico

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Segundo o estudo do Cesvi Brasil, o custo total da reparação traseira do Nivus ficou 86% menor que a média da categoria, enquanto o valor do reparo da área frontal foi 53% inferior à média dos SUVs. A cesta básica de peças, formada por aquelas que mais são afetadas em batidas de trânsito, teve um custo 28% menor que a média de seus concorrentes.

Além do Nivus entre os SUVs compactos, outros 9 modelos da VW lideram o ranking do Cesvi Brasil de menor custo de reparo em 8 categorias. São eles: up! (hatch subcompcato), Fox e Polo (hatch compacto), cross up! (hatch compacto off-road), Saveiro (picape compacta cabine simples), Saveiro (picape compacta cabine dupla), Virtus (sedã compacto), SpaceFox (SW compato) e T-Cross (utilitário esportivo).

Veja fotos do Renegade

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Criado em 1997, o Ranking CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs). Essas simulações representam aproximadamente 75% dos acidentes de trânsito que ocorrem nos grandes centros urbanos.

Após cada impacto, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados.