Primeira picape média da marca, a Mercedes-Benz Classe X atingiu a pontuação máxima de cinco estrelas nos testes de colisão realizados pelo Euro NCAP. O modelo, que estreia no mercado brasileiro no começo de 2019 (confira aqui a avaliação), teve desempenho melhor nos crash-tests do que a Nissan Frontier, modelo com o qual compartilha o chassi e componentes mecânicos, que obteve quatro estrelas em 2015.

A cabine da Classe X foi considerada estável e a proteção dos passageiros foi considerada boa ou adequada para todas as partes vitais. Pesaram também o fato do exemplar testado estar equipado com airbags frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista, além de trazer sistemas de frenagem automática de emergência e assistente de mudança de faixa.

Atualmente, a marca oferece na Europa a Classe X apenas nas versões X 220d e X 250d, ambas equipadas com o mesmo motor 2.3 diesel e o sistema de tração 4×4 da Nissan Frontier. A configuração com o conjunto motriz Mercedes-Benz (X 350d), estreia no continente europeu em 2018. E será essa a versão que virá para o Brasil, importada da Argentina.