Até cerca de duas décadas atrás, era comum nomear versões de acabamento com siglas, quase todas com um significado por trás: GLX, GLS, HLX, GL, LX, EX e por aí vai. E, quase certo: a confusão para nomear versões era menor do que hoje, que a grande maioria das fabricantes vem apostando em nomes, e não mais nas tais letrinhas.  

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Civic Advanced Hybrid 2025 – Foto: Honda/divulgação

Bom exemplo é a Honda, que chegou a ter LX, EX, EXL, EXS, LXL e outros nomes, para hoje adotar “palavras bonitinhas” no lugar: Advance, Advanced (sim, são diferentes) e Touring, principalmente. O problema é que as tais palavras têm uma fonte que se esgota antes da sopa de letrinhas.  

E, bom exemplo, é o que acontece com algumas marcas. Elas oferecem versões com o mesmo nome em seus catálogos, as vezes até em modelos concorrentes, e acabam causando algumas confusões na cabeça do público. Vamos ver alguns exemplos:  

Comfort 

Volkswagen Tera Comfort
Volkswagen Tera Comfort – Foto: VW/divulgação

Nome conhecido na gama da Hyundai há algum tempo, “Comfort” agora virou versão também no VW Tera. Até então, a marca alemã adotava a sigla “Comfortline” para sua linha intermediária, só que agora esse nome foi reduzido. E ficou igual ao da Hyundai.  

Sense 

VW Nivus Sense – Foto: VW/divulgação

A Nissan foi a primeira a usar a sigla Sense, que nasceu para definir as versões mais simples de alguns modelos, como o Kicks ou Versa. Só que a VW também “tomou posse” dessa sigla, adotando ela justamente…em modelos mais básicos! Porém, todos automáticos, e mais focados no público PCD: Nivus Sense, T-Cross Sense, Virtus Sense e VW Polo Sense são os modelos atuais. Os Nissan Kicks e Versa ainda existem, vale lembrar. Quer mais? Até alguns meses atrás, a Hyundai também utilizava sigla Sense para denominar a configuração básica do HB20 Hatch. 

Active 

Nissan Kicks Play Active Plus – Foto: Nissan/divulgação

Mais uma vez, a Nissan no meio. Active é o nome que hoje batiza a linha mais simples da fabricante japonesa, abaixo até mesmo da Sense. Um de seus primeiros usos pela Nissan foi no primeiro March, que, após a reestilização promovida em 2017, continuou a venda com a frente velha, ganhando o sobrenome “Active”. Mas, aí, veio a Peugeot, que também vende seus 208 e 2008 com o mesmo nome há alguns anos.  

Pro 

Foto: Divulgação

O nome “Pro” está em alta pelo surgimento no recém-lançado Geely EX5, definindo sua configuração mais simples para o mercado nacional. Essa palavra, aliás, não ornou muito bem no SUV médio elétrico, já que costuma definir configurações voltadas ao trabalho (“Pro” de “Profissional”). Outra marca que batiza seus modelos com “Pro” é a Caoa-Chery, que oferece Tiggo 5x, Tiggo 7x e Tiggo 8 com esse sobrenome.  

Premium 

Linha GAC Brasil – Foto: Lucca Mendonça

Mais genérica, essa palavra define modelos justamente…“premium”. Hoje, duas chinesas a utilizam para definir versões de seus modelos: a GAC (que também batiza outra linha de “Elite”, como os Chevrolet dos anos 2000), e também a Zeekr.