Noruega quer construir túneis submersos suspensos

0
10748

O governo da Noruega anunciou que vai destinar US$ 25 bilhões (cerca de R$ 81 bilhões) para o projeto de túneis suspensos construídos sob a água. O objetivo é contornar as barreiras naturais criadas pelos fiordes, grandes vales submarinos que, devido à grande profundidade, impedem a construção de pontes e dos túneis tradicionais sob o mar.

Atualmente, para atravessar os mais de 800 km que separam as cidades de Kristiansand, no extremo sul, e Trondheim, no extremo norte do país, o motorista faz uma viagem de 21 horas que exige o embarque e desembarque em sete balsas para atravessas os fiordes.

Os túneis serão construídos a uma profundidade de 20 metros da superfície e mantidos no local por grandes estruturas flutuantes. Com a estrutura submarina, a expectativa é de que o mesmo trajeto poderá ser percorrido na metade do tempo atual.


A ideia dos noruegueses de construir esses túneis submersos flutuantes é algo que nunca foi tentado antes. Por isso mesmo, a previsão é que o projeto saia do papel somente após 2035.