Peugeot 308

Motores 1.4 e 1.6

Preço não definido

O Peugeot 308 segue o mesmo conceito de seu antecessor, consolidado por sua habitabilidade e versatilidade. Mas vai além. Este novo modelo foi pensado para exaltar a qualidade de vida a bordo e a segurança do usuário, com o mínimo de impacto ambiental. “Quando lançamos o 307 em 2001, tínhamos menos de 40 competidores. Agora, temos mais de 100 entre peruas, monovolumes e SUVs. Para nos destacar, precisamos de personalidade e alta qualidade”, resume Stéphan Peureux, responsável pelo projeto.

Do modelo anterior, o 308 herdou a concepção mecânica, a ditância entreeixo (2,61 m) e o conceito da carroceria. Lado a lado, a nova geração parece mais baixa e mais proporcional. De fato, a altura foi diminuída em 12 mm, enquanto o eixo dianteiro foi alargado em 30 mm e o traseiro em 16 mm, favorecendo a dinâmica e a dirigibilidade.

Apesar de o teto ter sido rebaixado, a altura interna não diminuiu, pois os bancos (confortáveis e modulares) foram fixados em um plano mais baixo

Apesar da preocupação ambiental, o peso do modelo aumentou um pouco, por causa do maior párachoque e, principalmente, pelo uso maciço de revestimentos acústicos. Mas isso era necessário para que o consumidor “sentisse” a qualidade. “Dispensamos grande atenção à qualidade. O painel, por exemplo, é feito de uma espuma de poliuretano revestida de materiais muito macios e agradáveis ao toque, para oferecer a idéia de qualidade superior. É a primeira característica que um cliente toca com as mãos, portanto é de máxima importância”, afirma Peureux.

A bordo, esse salto de qualidade é notável. Muita atenção para motorista e passageiros e, sobretuto, muita luminosidade, o que aumenta o conforto. Mérito do amplo pára-brisa, mas também dos 3,60 m2 de superfície envidraçada, que podem aumentar para 4,86 m2 com a opção pelo teto panorâmico. Apesar do rebaixamento da carroceria, o espaço em altura ficou praticamente inalterado, porque os assentos foram colocados em uma posição mais baixa. Os bancos são cômodos, escamoteáveis e há mais espaço para as pernas atrás.

O teto de vidro deixa o habitáculo mais luminoso. Já os detalhes cromados e a tela de 7″ mostram que o carro está mais refinado

Na segurança, além de airbags (nove no total) para o joelho do motorista, há um dispositivo acionado por seis sensores que tremem o banco do motorista quando, involuntariamente, ele muda de pista. Na realidade, toda a carroceria foi reprojetada com uma proteção mais eficaz para a dianteira e para a lateral.

Na motorização, a grande novidade fica por conta dos quatro cilindros a gasolina feitos em colaboração com a BMW: são 1,4 e 1,6 litros VTi com 95 e 120 cv, respectivamente, e um 1.6 THP (Turbo High Pressure) de 150 cv com turbina twin-scroll e injeção direta. Queimando diesel, há o HDi common rail nas versões 1.6 de 90 e 110 cv e um 2.0 de 136 cv e 32,6 kgfm a 2.000 rpm. Para o câmbio há uma versão robotizada de seis marchas além de opções manuais com cinco e seis velocidades.

O motor a gasolina 1.6 turbo é uma das novidades do 308. Feito em parceria com a BMW, ele desenvolve ótimos 32,6 kgfm de torque a 2.000 rotações. Uma garantia de excelente dirigibilidade. Na carroceria, reforços estruturais para garantir mais robustez e segurança

O modelo, que está sendo lançado em Frankfurt, chega ainda este mês à Itália na versão quatro portas. A carroceria duas portas começa a ser vendida no início do ano que vem junto com as versões station e coupé- cabriolet. Para o Brasil, seu lançamento ainda não foi confirmado, mas deve ficar para 2008.