Modelo que acabou de receber uma nota zero nos testes de colisão do Euro NCAP (leia aqui), o Fiat Panda é atualmente o líder isolado do mercado italiano. Segundo a consultoria Focus2Move, entre janeiro e novembro, o hatch compacto da marca italiana somou 112.632 emplacamentos. Mais do que o dobro do obtido no mesmo período pelo vice-líder do mercado, o Renault Clio, que teve 48.227 unidades emplacadas.

Carro mais acessível da Fiat na Itália (parte de 11.390 euros, cerca de R$ 50.800), o Panda está em sua terceira geração. Lançada em 2011, a carroceria atual do modelo tem desenho muito semelhante à do Uno brasileiro, embora sejam totalmente diferentes dos pontos de vista estrutural e mecânico.

Oferecido com a opção da tração 4×4, o Panda tem uma gama de motores que inclui um 1.2 Fire de quatro cilindros a gasolina, de 69 cv, além de um curioso propulsor 0.9 de dois cilindros, alimentado por gás natural e capaz de desenvolver 70 cv.

PreviousNext