Um conceito exposto nesta edição do Salão de Nova York (EUA) que interessa muito mais ao Brasil do que se imagina. Ainda que numa carroceria cupê (que lembra muito a do Hyundai Veloster) e uma chamativa pintura verde, o Civic Concept adianta algumas linhas que estarão na próxima geração do sedã médio nacional, prevista para chegar em 2016.

Ao contrário daqui, onde a nona geração do Civic liderou até há pouco tempo o segmento dos sedãs médios, nos Estados Unidos o modelo não atingiu o mesmo sucesso de vendas do antecessor, que representou uma ruptura em relação ao desenho sóbrio que caracterizava o modelo até então.

Por este motivo, o fabricante japonês volta a ousar e apresenta um conceito mais baixo e largo, com um capô alongado e lanternas traseiras com desenho mais ousado (e inspirado) que as do Civic atual.

Nos Estados Unidos, a nova geração do médio deverá estrear um novo propulsor 1.5 turbo, com comando VTEC e injeção direta de combustível, casado a uma transmissão manual de seis marchas ou um automático CVT. Já a lista de equipamentos deverá contar com equipamentos tecnológicos como o controlador automático de velocidade adaptativo e alerta de colisão dianteira.

A décima geração do Civic chega ao mercado americano até o fim deste ano.