Como parte de um pacote de ações para reduzir a poluição em Paris, a prefeitura da capital francesa aprovou a adoção de regras para restringir a circulação dos veículos mais antigos na cidade. A partir de julho de 2016, os carros fabricados antes de 1997 não poderão circular entre 8h às 20h dos dias úteis.

No projeto, a previsão é que as restrições aumentem de maneira progressiva até 2020, quando a previsão é de que todos os carros produzidos até 2011 sejam proibidos de circular no município. A restrição inclui até os modelos de coleção. Até lá, quem tiver que trocar de carro irá receber uma indenização de 1.350 euros (o equivalente a R$ 4.352) do governo.

De acordo com a agência de notícias Reuters, ainda não foi definida como será realizada a fiscalização e quais serão as multas para os infratores. Um em cada sete carros registrados em Paris foi produzido antes de 1997.

Em janeiro, entrou em vigor em Lisboa uma regra que proibiu a circulação, entre às 7h e 21h, nos dias úteis, de veículos fabricados antes de 2000 no centro histórico da cidade. A medida tem gerado protestos de motoristas na capital portuguesa.