Sem motorista, um Audi A7 se dirigiu sozinho por uma distância de 885 quilômetros entre as cidades americanas de São Francisco e Las Vegas. O teste foi organizado pela fabricante alemã e o protótipo será uma das atrações da marca na feira de tecnologia CES (Consumer Electronics Show), que acontece entre amanhã e sexta-feira na cidade dos cassinos nos EUA.

Com o uso de sensores e computadores, que analisam fatores como a pista e o tráfego, o A7 autônomo é capaz de comandar equipamentos já existentes no A7 comum, como o ACC (controlador automático de velocidade adaptativo) e o ASA (sistema que monitora as áreas traseira e laterais do veículo).

Com isso, o carro consegue atingir até 110 km/h e fazer mudanças de faixas e até ultrapassagens sem que um motorista precise interferir nos comandos. Apesar dos avanços, o carro só consegue se guiar sozinho em rodovias. Nos trechos de tráfego urbano ainda foi necessária a intervenção do condutor.

De acordo com a fabricante alemã, muitos dos sensores utilizados já estariam prontos para a produção em série. Um desses equipamentos é uma câmera 3D de alta resolução, que estará presente na linha 2016 do utilitário Q7.

Confira o vídeo abaixo (em alemão) e aqui  o especial sobre o assunto que publicamos em nossa edição de dezembro