A grande atração do estande da Suzuki no Salão do Automóvel é o S-Cross, modelo inédito no Brasil, e que faz sua estreia agora, no Salão. O crossover nada mais é que a nova geração do SX4 – mas, como cresceu e se sofisticou em relação a seu  antecessor, a marca optou, como já faz na Europa, por manter ambos os modelos no mercado.

Diferentemente de Honda HR-V e outros modelos com proposta mais urbana, o S-Cross não abre mão da capacidade off-road. Vem equipado com um novo sistema de tração integral chamado AllGrip – segundo a marca, capaz de se adaptar automaticamente ao terreno. São quatro modos de tração: automático (o torque vai para as rodas dianteiras para economia de combustível, mas, caso necessário, é distribuído para as traseiras), Lock AWD (para uso off-road, bloqueia 50% da força para cada eixo), Sport (mais esportivo) e Snow/Mud (neve/lama, para situações de baixa aderência, mesmo que seja só uma chuva forte).
A lista de equipamentos é generosa: faróis bixenônio com acendimento automático, luzes diurnas em LED, sensor de chuva, teto solar panorâmico, retrovisor eletrocrômico, entrada e partida sem chave, direção elétrica, e assitência de partida em subidas e seis airbags. O espaço interno é maior que no SX4, e similar ao encontrado em um EcoSport, por exemplo, e o porta-malas tem capacidade para 440 litros. Na mecânica, motor 4 cilindros 1.6 a gasolina de 120 cv e 15,5 kgfm de torque e transmissão tipo CVT com sete marchas virtuais e borboletas no volante. Uma unidade maior e mais potente cairia bem, mas a potência é suficiente –- similar à das versões 1.6 de EcoSport e Duster, por exemplo, mas com a vantagem de que o carro é bastante leve, com 1.135 kg (para comparação, um EcoSport 4WD pesa 1.404 kg)
O modelo chega às concessionárias em maio do ano que vem, em quatro versões (4×2 manual, 4×2 automático, 4×4 automático “básico” (GL) e 4×4 automático topo de linha (GLX) com preços que devem ficar na faixa entre R$ R$ 79.000 e R$ 105.000, coincidindo com os Grand Vitara – mas a marca não se preocupa com uma eventual concorrência interna dos modelos, já que o Grand Vitara é um “SUV de verdade” e o S-Cross, um crossover, é mais urbano.

Outra atração é o carro-conceito Crosshiker, uma evolução do G70 apresentado no Salão do Automóvel de 2012. Trata-se de um crossover compacto construído com materiais leves e com motor 1.0 de 3 cilindros. Com apenas 810 kg equipado com start-stop e sistema de regeneração de energia, ele é capaz de marcas de até 32 km/l.
No interior do concept,  alta tecnologia e volante que lembra o manche de um avião, além de três telas com controle por voz que fornecem informações de navegação, músicas e controles da temperatura e do computador de bordo. A alavanca de câmbio foi substituída por um botões os bancos-concha são em preto e cereja com desenho inusitado.

Destaque também para a linha 2015 do Grand Vitara. O SUV médio ganhou a Limited Edition, exclusiva na cor bronze com interior bege, a Special Edition e uma nova versão 4×2 automática. O Special Edition vem sem estepe na tampa traseira, e por isso ganha sensor de pressão dos pneus e um kit de reparo para imprevistos (com compressor e selante líquido (e 45 kg mais leve)).  Está disponível nas cores preto e verde, com interior exclusivo em couro com detalhes de camurça, é o preço sugerido é de R$95.790,00. Já o Grand Vitara 4×2 automático completa a linha do SUV, que tem preços que vão de R$78.490 a R$104.290.

No estande da marca também estão, claro, todos os demais produtos já comercializados da marca no País: o nacional Jimny (também em versões especiais, como a do Rali dos Sertões), SX4 e o recém-lançado divertidíssimo Swift Sport (que já avaliamos: leia aqui).