A Hyundai também quer se aventurar no mercado das picapes. Para isso, nada melhor que apresentar um modelo em plena terra dos utilitários de grande porte. E foi isso que os coreanos fizeram nesta segunda-feira em Detroit, ao revelar o conceito Santa Cruz Crossover Truck Concept.

O nome é uma combinação dos utilitários Veracruz e Santa Fe. Mas poucos detalhes remetem aos jipões da Hyundai, como grande grade dianteira. Na verdade, a carroceria de perfil musculoso e linha do teto baixa é muito semelhante a da picape Fiat FCC4, exposta no Salão de São Paulo.

De acordo com a Hyundai, o foco do modelo são os jovens que utilizam o carro no cotidiano, mas também precisam de algo mais forte para os dias de aventura. Para isso, o modelo está equipado com tração nas quatro rodas e um motor 2.0 turbodiesel de 190 cv e 300 Nm de torque. O conceito tem ainda soluções interessantes na carroceria, como um sistema extensor da caçamba para acomodar cargas compridas, muito simples de puxar. Uma saliência no para-choque traseira serve de escada para quando o proprietário precisar alcançar algum objeto alto.

Segundo a Hyundai, somente 7% dos compradores de picapes têm menos de 30 anos. Por isso, tudo na picape Santa Cruz foi pensado para ser útil a jovens aventureiros. O vice-presidente MIke O’Brien salientou que a picape Santa Cruz é um carro sem compromisso de levar quatro passageiros ou ser fácil de estacionar. Seu único compromisso é com aquilo que os consumidores “realmente precisam”.

O CEO da Hyundai na América do Norte, Dave Zuchovski, disse que 2014 foi o quinto ano seguido de crescimento nas vendas da Hyundai no mundo. A empresa sul-coreana fechou o ano passado com 726.718 vendas nos Estados Unidos.