A nova Chevrolet Montana, que está em fase final de testes e estreia no mercado brasileiro em 2023, terá um sistema de conectividade que será capaz de receber atualizações remotas de software.

As otimizações estão associadas à arquitetura eletrônica da picape e de aplicativos nativos à nova central multimídia.

Foto: Divulgação

+ Nova Montana aparece camuflada em fase final de testes; assista
+ Nova Montana: 3ª geração da picape da Chevrolet chega em 2023; assista
+ Avaliação: Fiat Toro Volcano T270 reúne atributos de SUV ao volante

Testes da nova Montana

A GM afirma que está finalizando o desenvolvimento da picape no CPCA, como é conhecido o Campo de Provas da Cruz Alta.

Localizado em Indaiatuba (SP), ele conta com 17 diferentes tipos de pistas, entre elas a de “tortura” e a “reta infinita”; além de sete laboratórios, como o de dinâmica veicular, o de eletroeletrônica e o de análise de emissões. Toda essa estrutura ocupa uma área equivalente a 1.360 campos de futebol.

“Ultrapassamos os 6 milhões de quilômetros rodados por ano entre os mais de mil testes que são realizados no Campo de Provas da GM. Com isso, em seis meses é possível simular o desgaste que um automóvel sofreria se rodasse por 15 anos em condições normais de trânsito – ou o equivalente a 240 mil quilômetros”, explica Leandro Couto, diretor do CPCA, em nota divulgada.

Nova Montana em fase final de desenvolvimento – Foto: Divulgação

Segundo o executivo, cada teste tem uma razão específica, como o da câmera térmica, onde o veículo enfrenta temperaturas que variam de -30 ºC a +80 ºC, para assegurar que todos os equipamentos funcionem em qualquer situação.

No Campo de Provas, o carro também é submetido a condições extremas que o consumidor pode chegar a enfrentar, incluindo enchentes até derrapagem por conta de pista escorregadia.

Todos os resultados são analisados e as evoluções aplicadas dentro da filosofia de melhoria contínua dos produtos. Esse trabalho de ajuste fino de cada um dos sistemas é chamado de “calibração”.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Imposto de Renda 2022: veja como declarar seu carro ou moto
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Caoa Chery: trabalhadores rejeitam oferta de demissões da montadora
+ Teaser do Honda CR-V revela motorização híbrida e lanternas à la Volvo
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Comissão aprova incentivo a carros elétricos que pode chegar a R$ 1,3 bi
+ Volkswagen lança o Golf mais potente da história, com 333 cv
+ Mais barato do Brasil: Fiat Mobi chega a 400 mil unidades produzidas