Guangzhou Automobile Group ou GAC Motor prevê iniciar sua operação no Brasil durante o segundo trimestre de 2025.

Inicialmente, a montadora chinesa vai trabalhar com três modelos elétricos de sua submarca GAC Aion: Y Plus, Hyptec HT e ES. O primeiro lote, com cerca de 300 unidades, foi embarcado na China e deve chegar ao país em abril.

A companhia, além dos modelos elétricos, irá comercializar opções híbridas e híbridas flex, desenvolvidos para o mercado brasileiro.

Para o mercado brasileiro, foi anunciado o investimento de R$ 6 bilhões para os próximos cinco anos.

Veículo elétrico Aion Y da GAC é visto em exposição no estande do grupo no salão do automóvel de Xangai, na China 19/04/2021 – Crédito: REUTERS/Aly Song

+ Renault assina acordo para parceria com chinesa Geely no Brasil
+ Grupo Chery traz Omoda & Jaecoo ao Brasil, que terá fábrica antes de 2028

Carros

O Aion Y Plus, SUV elétrico compacto, tem 4,54 metros de comprimento. Ele é equipado com motor de 136 cv e autonomia de 318 quilômetros, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

O Hyptec HT, por sua vez, tem como destaque portas traseiras em estilo gaivota. Ele é oferecido em duas versões, ambas com autonomia de 362 quilômetros, mas com 245 cv e 340 cv de potência, além de baterias que variam de 70 kWh a 99,5 kWh.

Já o Aion ES é um sedã elétrico com 4,81 metros de comprimento, motor de 136 cv e alcance de 314 quilômetros, de acordo com o PBEV.

Aion ES – Foto: Divulgação/GAC

Concessionárias

A rede de concessionárias tem 20 grupos nomeados nas principais capitais e centros urbanos. Uma parcela delas será inaugurada no início das operações, com expansão prevista até o fim do ano.

Em relação ao pós-venda foi aberto um centro de distribuição de peças, com 2 mil metros quadrados, em Cajamar (SP), na região metropolitana de São Paulo.

Pesquisa e desenvolvimento no Brasil

Em relação à pesquisa e desenvolvimento no país, a GAC Motor assinou um acordo com três universidades federais para a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento, onde pretende adaptar e desenvolver tecnologias de propulsão híbrida flex.

A empresa prevê a instalação de uma fábrica nacional nos próximos anos e a produção de até 15 modelos nacionais até 2030.

SUV elétrico Aion Hyptec HT – Foto: Divulgação/GAC

Quem é a GAC?

Com mais de dez anos de experiência na indústria automotiva, a GAC é a quinta maior fabricante de automóveis da China.

Somente em 2023, a GAC produziu 2,5 milhões de veículos no mundo (incluindo eletrificados e a combustão) e registrou uma receita de US$ 85 bilhões, empregando mais de 110 mil trabalhadores globalmente.

Ela, que tem centros de distribuição de peças no Panamá, Emirados Árabes Unidos, México e Rússia, está presente em 74 países.