22/10/2024 - 13:50
Após estrear e apresentar alguns modelos no Festival Interlagos, em agosto desse ano, a Neta Auto confirmou uma nova data para o início de suas operações no mercado brasileiro.
A companhia de veículos eletrificados vai iniciar a pré-venda dos modelos Aya (SUV compacto) e X (SUV médio) a partir de 1º de novembro, por meio de lojas em shopping. Ela afirma que ainda está finalizando trâmites legais e burocráticos necessários.
Agora, as vendas de fato para o consumidor, no entanto, estão previstas a partir de 1º de dezembro.
Vale lembrar que o Aya, que sai a partir de R$ 124.900, e o X, que parte de R$ 194.900, começariam a ser comercializados em setembro.
+ Nova chinesa no Brasil: o que sabemos sobre os lançamentos e fábrica da Neta
+ GAC Motor chega ao Brasil com investimento de R$ 5 bi, terá fábrica e leque de eletrificados; veja o que se sabe
Mais dois modelos estão na fila, o GT (cupê esportivo) e o L (SUV híbrido) estão confirmados para desembarcar no Brasil em 2025. Em 2026, ela promete trazer o projeto EP35, um sedã elétrico. Atualmente, sua linha global inclui sete modelos, que também conta com as opções S, U e V.
A Neta ressalta que está complementando o estoque de componentes em um centro de distribuição de peças, localizado em São Bernardo do Campo (SP).
Conheça os primeiros lançamentos para o Brasil
Neta Aya
Comfort: R$ 124.900
Luxury: R$ 134.900
O Aya será o carro de entrada da marca no país, vendido como um SUV compacto.
Ele mede 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,54 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,42 m.
O carro adota tração dianteira e é equipado com motor elétrico de 70kW, que desenvolve 95 cv de potência e torque de 15,3 kgfm. Em relação ao peso, são 1.198 kg. O conjunto permite que o veículo atinja 100 km/h em 12 segundos. A sua autonomia é de 263 km.
Neta x
400: R$ 194.900
500: R$ 204.900
500 Luxury: R$ 214.900
O SUV médio chega com teto solar panorâmico, multimidia de 15,6 polegadas e porta-malas de 508 litros.
Na fita métrica ele tem 4,61 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de distância entre-eixos.
A principal diferença entre as versões está nas baterias. A primeira opção (que equipa a configuração 400) tem capacidade de 52,49 kW/h, permitindo percorrer 258 km (PBEV). A segunda opção de bateria (versões 500 e 500 Luxury) tem capacidade de 64,14 kW/h, elevando o alcance do veículo para 317 km (PBEV). O peso em ordem de marcha é de 1.670 kg ou 1.740 kg, respectivamente.
Ele adota tração dianteira, potência máxima de 163 cv e torque de 21,4 kgfm. O trem de força permite ele acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.
Neta GT
O cupê esportivo de duas portas e quatro lugares tem tração nas quatro rodas e dois motores elétricos (um frontal e um traseiro) que geram 394 cv e 63,2 kgfm de torque. A sua aceleração de 0 a 100 km/h é de 3,7 segundos.
Ele mede 4,71 metros de comprimento, 1,97 m de largura e distância entre-eixos de 2,77 m. A altura do veículo é de 1,41 m e as rodas de 19 polegadas calçam pneus 245/45 R19. São 1.930 kg de peso em ordem de marcha.
Por dentro do GT, há uma tela central de 17,6 polegadas. A iluminação ambiente, por exemplo, tem 63 opções de combinação de cores. O sistema de som inclui 12 alto-falantes, enquanto o ar-condicionado digital oferece duas zonas de resfriamento.