A Fiat revelou hoje (26) a segunda geração da picape compacta Strada, que foi inteiramente renovada para seguir “firme e forte” na pole position do segmento. Alguns dos conhecidos atributos do utilitário, como robustez, versatilidade e custo-benefício foram mantidos, porém, agora transmitindo um plus a mais em tecnologia, segurança e itens de conforto/conveniência. O objetivo é conquistar também o consumidor que usa a picape para lazer.

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Verdade é, que a ‘picapinha’ padecia de uma repaginada completa, pois é um produto de extrema importância para a Fiat. De acordo com o fabricante, a Strada e a ‘irmã maior’ Toro tiveram uma participação de 41,4% do segmento no ano passado. Ou seja, de cada dez picapes vendidas no Brasil, quatro foram da Fiat. Em 2014, o utilitário teve um recorde de produção de um milhão de unidades.

A Nova Strada chega ao nosso com duas opções de carroceria e motores 1.3 Firefly e 1.4 Fire (confira abaixo as versões), ambos associados ao câmbio manual de cinco marchas.

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O que muda na nova geração?

O banho de loja foi total na Strada 2021 e, agora aparece uma porção dianteira mais elevada, com capô mais vincado e a grade do radiador exibindo o logotipo da Fiat ao centro e uma charmosa bandeirinha italiana (Fiat Flag) na extremidade da peça.

Alguns itens de segmento superiores foram incorporados, como os faróis de LED disponíveis na topo de linha Volcano. As caixas de rodas assumiram um formato quadrado – um estilo visto na Strada Adventure da última geração, enquanto as lanternas pegaram uma carona nas da Toro.

Outro grande salto está na novíssima plataforma MPP, dedicada exclusivamente ao modelo, com 10% a mais em rigidez torcional. A engenharia da Fiat empregou aços nobres conformados a quente , além de aços de alta/ultra resistência em 90% da sua base para elevar a segurança dos ocupantes.

Sem dúvidas, uma das grandes novidades da linha 2021 está na chegada da carroceria cabine dupla com quatro portas e cinco lugares – a primeira do segmento com essa solução em prol do conforto. Para facilitar o acesso ao habitáculo, as portas dianteiras se abrem em 70º  e as traseiras em 80º.

Por dentro, a cabine mudou da água para o vinho e três adultos podem se acomodar confortavelmente no banco traseiro. A distância entre o assento de trás e os encostos dianteiros é de 25,6 cm. Não só isso, como o número de porta-objetos foi aumentado em 30% e totalizam 15 litros para os ocupantes acomodarem as ‘tralhas’ do dia a dia.

Nova Fiat Strada Volcano
Foto: Divulgação

A central multimídia possui tela tátil de 7″ e conectividade Apple CarPlay/Android Auto sem a necessidade da conexão por cabos. O sistema do equipamento foi desenvolvido pela FCA local e, entre as funções disponíveis, estão navegação via Waze e Google Maps, streaming de música, reconhecimento de voz (Siri e Google Voice), leitura e resposta de mensagem para SMS e WhatsApp. A memória interna é de 16 Gb.

Caçamba

A Nova Strada também estreou a configuração Cabine Plus. E como a capacidade da caçamba é fator de desempate na hora da compra de uma picape, a da Strada Cabine Dupla é de 844 litros e de 1.354 litros na Cabine Plus.

Já a capacidade de carga varia de 650 kg na versão para cinco ocupantes e chega a 720 kg na Cabine Plus. Estão presentes ganchos superiores e inferiores para amarração de carga: na cabine dupla são quatro inferiores e quatro superiores, enquanto na cabine plus são encontrados quatro inferiores e seis superiores. O estepe migrou para debaixo do assoalho.

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Ao volante

MOTOR SHOW teve a oportunidade de participar da prévia e de avaliar a Nova Strada na pista do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, e pudemos comprovar o salto evolutivo ao volante.

As novas suspensões dianteiras e traseiras garantiram uma dinâmica apurada, com mínima rolagem da carroceria nas curvas contornadas mais rapidamente e na direção bastante comunicativa. Os destaques aparecem nas novas molas, amortecedores, geometria, travessa, barra estabilizadora e novo eixo traseiro.

À época, avaliamos a Nova Strada com o eficiente motor 1.3 da família Firefly (também presente no Argo)  associado ao câmbio manual de cinco marchas. Outra opção está no conhecido motor 1.4 Fire de 88 cv a 5.750 rpm (etanol) e 85 cv a 5.750 rpm (gasolina) e torque de 12,4 kgfm (g) e 12,5 kgfm (e) a 3.500 rpm.

Em segurança, a Strada passou a oferecer o controle de estabilidade, o assistente de partida em rampa e o controle de tração avançado (TC+). Ele substituiu o sistema Locker da geração passada e é voltado para o uso no fora-de-estrada ao auxiliar em terrenos escorregadios.

Ao acionar a tecla TC+, o sistema transfere mais torque para a roda com maior contato no solo por meio do diferencial para vencer os obstáculos do off-road. A função deixa de atuar a partir de 65 km/h. O TC+ também ativa o ABS Off-Road, com uma calibração que melhora o comportamento de frenagem quando é necessário o acionamento do ABS na areia, na terra, na brita e na neve). Acima de 65 km/h, o ABS Off-Road realiza o monitoramento constante do pavimento. Ainda falando do fora-de-estrada, a Nova Strada oferece ângulo de ataque  de 24º e vão livre de 208 mm.

A proteção para crianças conta com Isofix complementada por Top Tether para a fixação de bancos infantis. As versões com carroceria cabine dupla oferecem de série os quatro airbags. Além disso, a área frontal da Nova Strada possui uma nova peça, localizada na parte inferior do para-choque, que diminui ferimentos em pedestres no caso de um atropelamento para proteger as partes baixa e alta das pernas, assim como também a cabeça, ao ter o corpo amortecido pelo capô.

PREÇOS, VERSÕES E EQUIPAMENTOS

Fiat Strada Hard Working 1.4 Fire (R$ 61.590) – versão mantida da linha anterior

Nova Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly MT5 (R$ 79.990)
Controles eletrônicos de tração (TC+) e de estabilidade, assistente de partida em rampa, assistente partida em rampa, quatro airbags, faróis de LED, vidros traseiros elétrico, santantônio, multimídia de 7″, faróis de LED, pneus para uso misto ATR, barras longitudinais no teto, câmera de ré, bancos em couro e tapetes de borracha.

Nova Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.4 Fire MT5  (R$ 63.590) e Cabine Dupla (R$ 69.490) 
Ar-condicionado, direção hidráulica, Controles eletrônicos de tração (TC+) e de estabilidade, assistente de partida em rampa, DRL, rodas de açode 15″, grade de proteção no vidro traseiro, Isofix para fixação de bancos infantis.

Nova Fiat Strada Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly MT5 (R$ 74.990) e Cabine Dupla (R$ 77.990)

Todos os equipamentos da versão Enduranca mais Rádio com USB, vidros elétricos, travas, retrovisores, capota marítima, direção elétrica, rodas de liga leve de 15″, quadro de instrumentos com tela TFT, alarme, retrovisores elétricos, farol de neblina, detalhes do veículo na cor da carroceria, capota marítima, chave canivete, rodas de liga leve de 15″, direção assistida eletricamente.

OPCIONAIS NOVA FIAT STRADA ENDURANCE:

Pack Worker (R$ 2.500): alarme, travas e vidros elétricos, break light e banco do motorista com ajuste de altura;
Pack Audio (R$ 1.500): rádio com entrada USB, autofalantes, porta USB para os ocupantes dianteiros e volante multifuncional;
Pack Tech (R$ 3.490): central multimídia UConnect com tela de 7″ e conectividade Apple CarPlay e Android Auto, quadro de instrumentos com display digital de 3,5″, autofalantes, duas entradas USB, câmera de ré e sensor de estacionamento.

OPCIONAIS NOVA FIAT STRADA FREEDOM

Pack Tech (R$ 2.990): central multimídia UConnect de 7″, autofalantes, câmera de ré e sensor de estacionamento.

OPCIONAIS NOVA FIAT STRADA VOLCANO

Rodas de liga leve 16 (R$ 2.500)