A nova geração do BMW X1 chegou ao Brasil. O modelo é produzido na fábrica da montadora em Araquari (SC).

Visual

O veículo recebeu diversas mudanças, a começar pelo tamanho. O novo X1 cresceu 7 centímetros no comprimento (4,50m contra 4,43m do modelo anterior). Desses, 2 centímetros são de entre-eixos (2,69m contra 2,67m do modelo anterior).

Foram adicionados também 2cm extras na largura (de 1,82m para 1,84m) e 5 centímetros a mais de altura (de 1,59m para 1,64m). O porta-malas tem 476 litros com os bancos na posição normal e 1.527 litros com os bancos rebatidos.

Em relação ao visual, o para-choque dianteiro ganhou novo desenho com tomadas de atualizadas. A tradicional grade duplo-rim também foi redesenhada, assim como os faróis, que são full LEDs adaptativos em todas as versões.

O para-choque traseiro, assim como o layout de luzes do conjunto ótico traseiro, ganharam novo visual. As rodas têm design e tamanho exclusivos: 18 polegadas para a versão sDrive18i, 19 polegadas na versão sDrive20i X-Line e 20 polegadas na versão sDrive20i M Sport.

+ BMW domina mercado premium no Brasil; Série 3 é destaque
+ Conceito da BMW muda de cor e agora tem leque com 32 opções
+ Teste rápido: BMW i4 M50 é elétrico com a áurea da divisão M

Interior

BMW X1 – Foto: Divulgação

No habitáculo, o SUV passa a ser equipado com uma tela curvada em TFT de alta resolução — composta por duas peças, de 10,2” (painel de instrumentos) e 10,7” (multimídia). Ela possui o novo Sistema Operacional 8 e exibe informações, além de ter opções de comandos de voz, por exemplo.

O veículo adota ainda o BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como: Chamada de Emergência Inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos, além de serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos diretamente ao sistema de navegação.

É possível utilizar aplicativos de smartphones, com preparação para Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

Motorização

Há dois tipos de motorização disponíveis. A versão sDrive18i GP é equipada com um propulsor 1.5 biturbo de três cilindros em linha, capaz de entregar 156 cv de potência máxima (entre 4.700 e 6.500rpm) e 230 Nm de torque, já a partir de 1.500rpm até 4.600rpm. Ele está associado à transmissão Steptronic de 7 marchas.

As versões sDrive20i X-Line e M Sport possuem a nova geração de motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros de quatro cilindros em linha, que oferece 204 cv e 300 Nm de torque.

Em comparação com o motor anterior, são 12 cv extras e 20 Nm a mais de torque. O câmbio, assim como na versão sDrive18i, é Steptronic de 7 marchas.

Com esse conjunto, as versões sDrive20i aceleram de 0 a 100km/h em 7,6 segundos e a velocidade máxima é de 236 km/h.

O novo BMW X1, na versão sDrive18i, tem consumo de 11,4km/l em ciclo urbano e 13,5km/l na estrada. Nas versões sDrive20i, as médias alcançam 10,7km/l e 13km/l, em ciclos urbanos e de estrada, respectivamente (Inmetro).

Equipamentos

A lista de equipamentos soma: Parking Assistant Plus, ar-condicionado com controle digital automático de três zonas, BMW Comfort Access 2.0 (destrava e acende luzes de boas-vindas ao se aproximar do carro e tranca o veículo ao se afastar sem necessidade de encostar na chave ou na maçaneta, além de possibilitar a abertura do porta-malas através da aproximação do pé no para-choque traseiro), Driving Assistant Plus (assistente de condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções), Head-Up Display, teto solar panorâmico, sistema de som Harman Kardon e carregador de smartphone sem fio.

BMW X1 – Foto: Divulgação

Preços

O SUV conta com três versões: a nova sDrive18i, a sDrive20i X-Line e sDrive20i M Sport.

Ao todo, são cinco opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Azul Phytonic, Verde Cape York, Prata Space e Azul Portimão) e três opções de acabamento interno (Preto/Preto, Mocha/Preto e Oyster/Preto).

-BMW X1 sDrive18i GP: R$ 296.950

-BMW X1 sDrive20i X-Line: R$ 328.950

-BMW X1 sDrive20i M Sport: R$ 349.950

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ IPVA SP 2023: desconto vence para veículos com final de placa 9
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Teste rápido: o novo Honda Civic Híbrido vale por dois?
+ Teste drive da Seminovos Movida premia motoristas com Hot Wheels
+ Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
+ Licenciamento SP 2023: confira o calendário completo
+ Confira o valor do seguro dos 10 carros 0km mais vendidos em 2022
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Confira quais são os 5 carros elétricos mais baratos do Brasil