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A nova geração do Honda Civic, que acabou de sair nos Estados Unidos e também será produzida no Brasil, a partir de 2016, estreará no país a nova família de motores da marca japonesa desenvolvida em Tochigi, no Japão. A novidade é o casamento do turbo com a tecnologia VTEC (controle eletrônico da abertura e fechamento da válvulas). A Honda tem oferecido até hoje ao mercado uma série de motores naturalmente aspirados incorporando a tecnologia Earth Dreams (Sonhos da Terra), que busca atingir o equilíbrio entre a diversão na condução do veículo e baixos índices de poluição do meio-ambiente. “Este ano, demos um impulso ainda maior ao desempenho, dando início à produção em massa dos motores VTEC turbo”, disse o engenheiro Keiji Otsu, diretor executivo de Estratégia de Tecnologia da Honda no Japão. Assim como o novo 2.0 VTEC turbo que equipa o Civic Type-R, o motor 1.5 já está sendo produzido no Civic americano.

Mas o motor do Civic americano terá apenas 150 cv de potência, enquanto o Civic nacional usará o motor feito no Japão, que desenvolve 174 cv de potência, e equipa o Jade japonês desde maio deste ano. MOTOR SHOW teve a oportunidade de dirigir um Civic hatch com esse 1.5 VTEC turbo na pista de Tochigi, onde fica um dos centros de pesquisa e desenvolvimento da Honda. Foram apenas duas voltas no circuito oval, mas o motor utilizado era o do mercado europeu, com apenas 150 cv. Inicialmente, o novo motor 1.5 VTEC turbo da Honda terá apenas versão a gasolina e será importado do Japão. Assim, a linha Civic ganhará, no segundo semestre de 2016, não apenas um novo visual e nova carroceria, mas uma versão bem mais potente. Atualmente, o sedã japonês tem duas opções de motores flex: 1.8 de 139/140 cv (gasolina/etanol) e 2.0 de 150/155 cv. Mas a engenharia da Honda no Brasil já trabalha para introduzir a tecnologia flex para o novo 1.5 VTEC turbo. Segundo Sergio Bessa, diretor de Relações Públicas para a América do Sul, o motor 1.8 será aposentado.

Atualmente, o Honda Civic tem uma produção de cerca de 3.000 carros/mês. Bessa acredita que, com a nova geração e a inauguração da nova fábrica de Itirapina (SP), a produção do Civic poderá subir para 5.000 carros/mês. Esse número não seria suficiente para bater o Toyota Corolla, atual líder da categoria. Ele confirmou que o único carro da linha que será feito em Itirapina, em sua fase inicial, será o Fit. Os outros três (Civic, HR-V e City) continuarão sendo produzidos em Sumaré (SP).

Outro motor que pudemos experimentar no Japão foi o 3 cilindros 1.0 VTEC Turbo. Existe muita especulação de que esse motor passará a equipar o Fit brasileiro, mas os executivos da Honda dizem que não existe essa possibilidade para o curto prazo. Entretanto, admitem que o caminho natural do downsizing, que será iniciado pelo novo Civic em 2016, pode levar à adoção do 3 cilindros 1.0 VTEC Turbo pelo Fit no futuro.