24/06/2024 - 12:01
O primeiro modelo da nova geração da Mini desembarcou no Brasil. Trata-se do elétrico Countryman SE ALL4, que será comercializado em duas configurações: Exclusive e Top.
Visual
Por fora, o visual do Contryman parece mais parrudo, e ele de fato está. O modelo cresceu 13,6 centímetros em relação a sua geração anterior para 4,43 m de comprimento. Para se ter uma ideia, ele chega a ter quase o tamanho de um Jeep Compass (4,40 m).
+ BMW prevê produzir 1º híbrido plug-in no Brasil em 2024 e diz estar pronta para eletrificação
Na largura foram adicionados 2 centímetros e ele alcançou os 1,84 m. A altura, agora, está em 1,64m (ante 1,57 m) e o entre-eixos aumentou 2 centímetros, para 2,69 m.
O design agregou faróis de LED que perderam a aparência redonda e ficaram mais quadrados. As rodas têm 18 ou 20 polegadas e variam de acordo com a versão.
No interior, os bancos traseiros ficaram maiores em 2,5 centímetros, quanto a largura dos ombros. Para bagagem, o porta-malas passou a ter 460 litros de capacidade (55 litros a mais que a geração anterior). Com os bancos rebatidos, a capacidade é de 1.450 litros.
Destaque também para o display redondo de 240 mm de diâmetro, posicionado ao centro no painel. O sistema de som da versão topo de linha é assinado pela Harman-Kardon.
Primeiro assistente pessoal inteligente Mini
Outra novidade para o veículo é o seu primeiro assistente pessoal inteligente, que pode ser ativado com a saudação “Hey Mini” ou usando o botão no volante. A interação controlada por voz ocorre no display OLED redondo na forma de animação de elementos gráficos, tipografia e avatar.
Ao dialogar com o motorista, o assistente aprende as preferências de forma contínua e é capaz de realizar tarefas diárias em rotas repetidas.
“Com base em dados geográficos, por exemplo, o veículo pode aprender a abrir automaticamente a janela ao entrar num parque de estacionamento, tornando assim as rotinas do dia a dia mais convenientes e pessoais.”
Motorização
O Contryman é equipado com dois motores elétricos, que desenvolvem 306 cv e torque de 494 Nm. O trem de força permite que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e atinja uma velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente.
A bateria de 66,45 kWh 100% carregada permite uma autonomia de até 320 quilômetros de alcance, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Com capacidade de carregamento rápido de até 130 kW, pouco menos de 30 minutos são suficientes para carregar a bateria de 10% a 80%.
Assistência
A lista de sistemas de assistência inéditos no modelo, inclui o Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus. Além do conhecido controle de velocidade adaptativo, o novo Countryman conta com o Steering and Lane Assistant, que oferece suporte ao motorista para se manter dentro da faixa de rodagem. Todas as opções oferecidas pelos sistemas avançados de assistência ao motorista são visualizadas em tempo real por meio do Assisted View no display OLED.
Detalhe é que o carro é capaz de identificar possíveis vagas de estacionamento graças aos seus 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras, e também pode iniciar de forma independente procedimentos de estacionamento com vagas restritas.
Mercado
O novo Mini é oferecido no mercado brasileiro em dez opções de cores para a carroceria: Cinza Melting, Vermelho Chili, Verde British, Preto Midnight, Branco Nanuq, Azul Sunset, Azul Blasing, Cinza Legend, Azul Slate e Verde Smokey.
Em relação a cor do teto, a versão Exclusive tem três opções (branco, preto ou da cor do veículo) e para a versão Top há ainda uma quarta opção de teto, que é na cor prata. E
Para o interior, a versão Exclusive conta com duas opções (combinação de Vescin e Tecido na cor preto ou na cor cinza), enquanto a versão Top conta com três opções de interior (Preto – Vescin Dark Petrol, Marrom – Vescin Vintage Brown e Vescin Beige).
Veja abaixo preços e versões:
MINI Countryman SE ALL4 Exclusive: R$ 294.990
MINI Countryman SE ALL4 Top: R$ 339.990