Após anunciar, em novembro, a chegada da nova XRE 300 Sahara 2024 para o mercado brasileiro, a Honda lançou a aventureira em três configurações, e que parte de R$ 27.090. Ela deve chegar às lojas da marca em dezembro.

Novidades

O visual adotou linhas mais angulosas, passou a utilizar o chassi da CRF 250F, além do motor que descende da CB 300F Twister. Outra novidade é o painel digital LCD Blackout.

Honda XRE 300 Sahara – Crédito: Divulgação

+ Honda CB 650R e CBR 650R 2024 agregam novas cores e acabamentos
+ Honda Africa Twin recebe nova cor com grafismos atualizados para linha 2024; veja os preços

A suspensão dianteira telescópica, com tubos de 41 mm Ø, permite 245 mm de curso à roda, que tem aro de alumínio de 21 polegadas, calçada com pneu medida 90/90.

Atrás, o destaque vai para a nova balança de suspensão de alumínio (também derivada da CRF 250F). O curso é de 225 mm e o conjunto mola-amortecedor permite regulagem na carga da mola em sete níveis. O pneu traseiro tem medida 120/80 – 18. 

XRE 300 Sahara 2024 – Crédito: Divulgação

Houve ainda uma redução do peso a seco nas versões Standard e Rally, que passou de 148 kg para 147 kg. Na versão Adventure o peso a seco é de 149 kg.

A frenagem conta com sistema ABS (Antilock Brake System) de dois canais. O disco dianteiro tem 256 mm de diâmetro, no qual atua um cáliper de pistão duplo de comando hidráulico. O disco traseiro tem 220 mm de diâmetro e cáliper é de pistão simples, também com comando hidráulico.

PreviousNext

Detalhes

Entre os detalhes, estão: o porta USB-C ao lado painel e do sistema ESS (Emergency Stop Signal) – que aciona automaticamente as luzes dos piscas em frenagens bruscas –, a iluminação full-LED e o pisca-alerta no punho direito.

Motorização

A Sahara 300 é equipada com um monocilíndrico arrefecido a ar, com características técnicas diferentes ante ao da XRE 300. Há uma ligeira diferença de capacidade cúbica – de 291,6 cm³ para 293,5 cm³.

Segundo a Honda, o novo propulsor apresenta uma relação entre diâmetro e curso do pistão que privilegia o torque em baixas e médias rotações pela redução do diâmetro do pistão (de 79 para 77 mm) e aumento do curso (de 59,5 para 63 mm). 

O conjunto oferece uma potência máxima de 24,8 cv a 7.500 rpm, quando abastecido com gasolina, e 25,2 cv a 7.500 rpm, a etanol. O torque máximo chega a 2,70 kgfm a 5.750 rpm, com gasolina, e 2,60 kgfm a 5.750 rpm, com etanol.

Outro destaque foi a inclusão da 6ª marcha, acompanhada de um novo sistema de assistência da embreagem. O tanque tem capacidade de 13,8 litros.

XRE 300 Sahara 2024 – Crédito: Divulgação

Mercado

A aventureira será comercializada nas opções Standard, Rally e Adventure. Confira abaixo as cores e preços (base São Paulo/SP):

Honda XRE 300 Sahara Standard (Cinza Metálico): R$ 27.090,00
Honda XRE 300 Sahara Rally (Vermelho): R$ 27.690,00
Honda XRE 300 Sahara Adventure (Bege Metálico): R$ 28.650,00

Assista abaixo ao vídeo de divulgação: