Neste mês, chega ao mercado brasileiro a nova KTM 890R. O lançamento ganhou uma atualização em suas suspensões e em potência. O preço ainda não foi divulgado.

O motor bicilíndrico em linha, de oito válvulas e refrigeração líquida recebeu uma otimização com o acréscimo de 90cm³, a moto alcança agora a potência máxima de 105 cv de potência a 8.000 rpm e torque máximo de 10,19 kgfm de torque a 6.500 rpm.

+ Motocicleta elétrica Voxan Wattman bate recorde com 455 km/h; assista
+ Papai Noel em duas rodas: veja 3 motos off-road para pedir de Natal
+ Viagem de moto: confira 7 itens para revisar antes de pegar a estrada

Segundo a marca, além de mais potente, o lançamento oferece uma pilotagem mais ágil devido ao aumento de 20% nas massas rotativas e também graças às novas configurações do sistema ABS, do controle de tração (MTC) e da nova e mais resistente transmissão de seis marchas – com quickshift opcional – que torna a resposta da moto imediata assim que acionado o acelerador.

Suspensão

Foto: Divulgação

A suspensão WP XPLOR de 240 mm de curso, ajustável, recebeu novas configurações. A moto também teve atualizações na embreagem – tipo slipper – fundamentais para lidar com o torque e potência aumentados.

A novidade vem equipada com assento com altura ajustável e novo interruptor para acionamento de controle de cruzeiro, função que permite manter a velocidade estável sem a necessidade do acionamento do acelerador. Além disso, a moto recebeu painel completo em TFT, sistema de iluminação em LED e um tanque com capacidade para 20 litros de combustível.

Já a parte eletrônica oferece funções como: ‘My Ride’, ‘Off Road Ride Mode’, ‘OffRoad ABS’, ‘Cornering ABS’, ‘Street Mode’, ‘Rain Mode’ e ‘Controle de Tração’.

O lançamento vem equipado com sistema ABS, com disco duplo de 320 mm e pinças radiais na dianteira, e disco simples de 260 mm com pinça flutuante na traseira.

Pesando 196 kg de peso seco, a KTM 890R ficou mais leve e resistente graças às atualizações do chassi, que recebeu quadro e subquadro construído em aço carbono cromo-molibdênio, revestido com tinta em pó.

Já as suspensões foram atualizadas com componentes WP e novo amortecedor traseiro. Na dianteira, a 890R 2021 recebeu suspensão WP-XPLOR invertida de Ø 48 mm, e, na traseira, foi equipada com amortecedor WP-XPLOR com Sistema de Amortecimento Progressivo (PDS), ambos com curso de 240mm.

KTM 890

A fabricante austríaca também disponibilizou no Brasil a versão mais voltada a estrada do lançamento. A KTM 890 tem poucas mudanças em relação a 890R. Além dos grafismos, banco bi-partido, ausência de para-lama dianteiro alto e de uma bolha para-brisa consideravelmente maior, a principal diferença está nas suspensões. O modelo 890 utiliza suspensão WP APEX invertida de Ø 43 mm na dianteira e amortecedor WP APEX na traseira, ambos com 200mm de curso, deixando a moto 4cm mais baixa que na versão 890R.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Segredo: o SUV da Fiat com base de Peugeot que dá pistas sobre o novo Jeep Renegade
+ 5ª Expo Motorhome começa nesta quinta-feira (9)
+ Volkswagen revela mais imagens da nova Amarok
+ Hyundai HB20 está mais caro e pode passar dos R$ 100 mil
+ Teste rápido: como é dirigir o Volkswagen ID.3
+ Vídeo: picape desgovernada cai em travessia de balsas em Cananéia (SP)
+ Avaliação: ao volante do Volkswagen ID.4, o Taos do futuro
+ Avaliação: Fiat Pulse tem potencial para vender muito
+ Avaliação: Hyundai Creta 2022 arrisca no visual, mas se destaca pelo motor
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Avaliação: ao volante do Jeep Compass Limited T270 2022
+ Mini Cooper elétrico e a dúvida: autonomia importa?
+ Comparativo de SUVs: Jeep Compass vs. VW Taos e Toyota Corolla Cross
+ Veja os 10 países mais caros para se comprar e manter um carro