Aprovada nova lei sobre carro para PCD e IPVA; o que muda

Volkswagen T-Cross Sense 2021, um dos principais carros para PCD: nova lei restringe acesso a benefício e aumenta IPVA
Volkswagen T-Cross Sense 2021, um dos principais carros para PCD: nova lei restringe acesso a benefício e aumenta IPVA

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta semana o Projeto de Lei 529/2020 que faz uma série de restrições fiscais. A nova lei restringe o benefício de carro PCD e aumentar o valor do IPVA. O texto, proposto pelo executivo, precisa agora ser sancionado pelo governador João Dória e entra em vigor quando for publicado no Diário Oficial.

Venda de carro para PCD dispara; governo quer mudar regras
Comprar carros PCD ficará mais difícil (e por que recusei meu desconto)

A nova lei deve dificultar o direito de compra de carro para pessoas com deficiência (PCD) que contava com uma série de descontos entre eles isenção de IPVA. Segundo o novo texto, o acesso a esse tipo de veículo fica exclusivo somente aos condutores com deficiências mais severas.

Antes de nova lei: veja carros PCD ainda com isenção de IPVA

Na legislação atual, por exemplo, o direito de compra de carro para PCD era garantido também a pessoas que utilizariam o carro apenas como passageiros. O desconto na alíquota do ICMS na h compra do veículo 0 kmn para PCD passa a ter limite de 18%. Antes ela podia chegar a 21%.

Nova lei prevê revisão anual de carro para PCD e maior IPVA

Outros pontos bastante sensíveis aprovado na nova lei prevê a revisão anual do carro para PCD e um aumento na alíquota do IPVA. De acordo com o texto, carros para PCD precisarão passar por uma revisão anual feita pelo Detran.SP

T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
Land Rover tem isenção de IPI e desconto para PCD

Mas a nova lei também atinge os demais motoristas. O valor do IPVA passa a ser fixado em 4% do valor venal do veículo. Hoje, a alíquota levava em conta consumo e tipo de combustível. Carros flex, por exemplo, eram taxados em 3%.

O reajuste atinge também os veículos de locadoras, que também passarão a pagar anualmente 4% do seu valor de mercado.

Proposta partiu do Governo do Estado

Assim como o Novo Código de Trânsito aprovado está semana, e que surgiu de uma proposta da presidência, a nova lei sobre carros para PCD e aumento do IPVA partiu do executivo estadual. As medidas fazem parte do Projeto de Lei 529/2020 que  quer fazer um ajuste fiscal nas contas do Estado.

De acordo com o Governo do Estado, a nova lei vai ajudar a equilibrar o caixa com um redução de déficit de R$ 10,4 bilhões provocado pelo aumento dos gastos públicos e pela queda na arrecadação em razão da pandemia do coronavírus.

Com a rejeição das partes destacadas por 73 votos contrários e nenhum favorável, os deputados paulistas aprovaram o conjunto de medidas voltadas ao ajuste fiscal e equilíbrio das contas públicas estaduais previstas no Projeto de Lei 529/2020, do governo.

O texto segue agora para o Palácio dos Bandeirantes e aguarda sanção do governador João Dória. A nova lei deve entrar em vigor assim que for publicada no Diário Oficial.

Veja também

+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA

+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar