Não são apenas marcas chinesas que estão chegando ao mercado brasileiro de duas rodas – como a CFMoto e a Yadea. A italiana Moto Morini, com nove décadas de fundação, é outra novidade por aqui. Fundada em 1937 na província de Bolonha, a montadora foi criada por Alfonso Morini, mecânico, designer e piloto.

Com presença em 55 países, seis deles na América do Sul, sua estreia com o público brasileiro ocorrerá no Festival Interlagos Duas Rodas – que será realizado entre 29 de maio e 1º de junho.

Após o evento e a apresentação, a Morini iniciará as vendas das motocicletas, prevista para junho. Internacionalmente, a marca tem uma gama de média e alta cilindrada, que abrange de 350 cc a 1.200 cc. Por aqui, ela promete dar trabalho para as concorrentes Triumph, BMW Motorrad e Harley-Davidson, para citar.

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Investimento da Moto Morini no Brasil

Ela começa no Brasil com o investimento inicial de mais de R$ 250 milhões, previstos para os três primeiros anos de operação.

O aporte engloba todas as etapas de estruturação da cadeia produtiva, na Zona Franca de Manaus (AM), assim como distribuição, investimento em rede de lojas e “posicionamento estratégico da marca”.

Moto Morini Seiemmezzo – Foto: Divulgação

Lojas da Moto Morini

A primeira loja marca será inaugurada em junho em Santo André (SP). Até outubro, serão abertas concessionárias também em São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Para 2026, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e Campinas. O objetivo é alcançar até 12 concessionárias nas principais capitais brasileiras até 2027.

Fábrica em Manaus

A linha de montagem da Moto Morini está localizada na Zona Franca de Manaus (AM) e ocorre por meio do Grupo DBS. O modelo de produção foi estruturado sob o formato CKD (peças completamente desmontadas). A ideia da montadora é que isso possibilite uma política de preços competitiva ante a concorrência.

Primeiros modelos da Moto Morini

Os modelos de estreia da Moto Morini englobam a X-Cape 650cc, a Seiemezzo 650cc e a Calibro 700cc. Eles já começaram a ser montados em Manaus. Os preços ainda não foram divulgados.

A meta é chegar a 5 mil motos vendidas por ano em três anos, para ficar entre as dez marcas mais emplacadas no país.

X-Cape 650cc

Moto Morini X-Cape
Moto Morini X-Cape – Foto: Divulgação

A X-Cape é o carro-chefe e best seller da Morini. Ela tem um motor bicilíndrico de 650cc, que rende 60 cv de potência e 54 Nm de torque.

A crossover conta com um painel de TFT de 7 polegadas, freios Brembo e suspensões ajustáveis da Marzocchi.

Seiemezzo 650cc

Moto Morini Seiemmezzo
Moto Morini Seiemmezzo – Foto: Divulgação

Seiemezzo será oferecida em duas opções, a street e a scrambler. A motorização de 650cc entrega 61 cv de potência e 54 Nm de torque.

A versão Street tem um visual urbano e esportivo, enquanto a Scrambler aposta em um design mais voltado ao off-road, com guidão mais elevado e pneus mistos. Ambas contam com suspensão KYB, painel TFT colorido e freios Brembo.

Calibro 700cc

Moto Morini Calibro
Moto Morini Calibro – Foto: Divulgação

A Cabrio, por sua vez, terá as versões bagger e custom. Seu motor de 700cc desenvolve 70 cv de potência e 68 Nm de torque.

A versão Bagger vem equipada com malas laterais integradas e para-brisa elevado, sendo pensada para longas viagens, enquanto a Custom mantém o visual clássico das cruisers, com banco baixo, guidão largo e um design minimalista. Ambas contam com suspensão dianteira invertida e sistema de freios ABS da Bosch.