22/05/2025 - 7:00
Não são apenas marcas chinesas que estão chegando ao mercado brasileiro de duas rodas – como a CFMoto e a Yadea. A italiana Moto Morini, com nove décadas de fundação, é outra novidade por aqui. Fundada em 1937 na província de Bolonha, a montadora foi criada por Alfonso Morini, mecânico, designer e piloto.
Com presença em 55 países, seis deles na América do Sul, sua estreia com o público brasileiro ocorrerá no Festival Interlagos Duas Rodas – que será realizado entre 29 de maio e 1º de junho.
Após o evento e a apresentação, a Morini iniciará as vendas das motocicletas, prevista para junho. Internacionalmente, a marca tem uma gama de média e alta cilindrada, que abrange de 350 cc a 1.200 cc. Por aqui, ela promete dar trabalho para as concorrentes Triumph, BMW Motorrad e Harley-Davidson, para citar.
+ Veja as 20 motos mais vendidas do Brasil em abril
+ Ducati exibirá nova moto para o Brasil e Streetfighter V4 Lamborghini no Festival Interlagos
Investimento da Moto Morini no Brasil
Ela começa no Brasil com o investimento inicial de mais de R$ 250 milhões, previstos para os três primeiros anos de operação.
O aporte engloba todas as etapas de estruturação da cadeia produtiva, na Zona Franca de Manaus (AM), assim como distribuição, investimento em rede de lojas e “posicionamento estratégico da marca”.

Lojas da Moto Morini
A primeira loja marca será inaugurada em junho em Santo André (SP). Até outubro, serão abertas concessionárias também em São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Para 2026, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e Campinas. O objetivo é alcançar até 12 concessionárias nas principais capitais brasileiras até 2027.
Fábrica em Manaus
A linha de montagem da Moto Morini está localizada na Zona Franca de Manaus (AM) e ocorre por meio do Grupo DBS. O modelo de produção foi estruturado sob o formato CKD (peças completamente desmontadas). A ideia da montadora é que isso possibilite uma política de preços competitiva ante a concorrência.
Primeiros modelos da Moto Morini
Os modelos de estreia da Moto Morini englobam a X-Cape 650cc, a Seiemezzo 650cc e a Calibro 700cc. Eles já começaram a ser montados em Manaus. Os preços ainda não foram divulgados.
A meta é chegar a 5 mil motos vendidas por ano em três anos, para ficar entre as dez marcas mais emplacadas no país.
X-Cape 650cc

A X-Cape é o carro-chefe e best seller da Morini. Ela tem um motor bicilíndrico de 650cc, que rende 60 cv de potência e 54 Nm de torque.
A crossover conta com um painel de TFT de 7 polegadas, freios Brembo e suspensões ajustáveis da Marzocchi.
Seiemezzo 650cc

A Seiemezzo será oferecida em duas opções, a street e a scrambler. A motorização de 650cc entrega 61 cv de potência e 54 Nm de torque.
A versão Street tem um visual urbano e esportivo, enquanto a Scrambler aposta em um design mais voltado ao off-road, com guidão mais elevado e pneus mistos. Ambas contam com suspensão KYB, painel TFT colorido e freios Brembo.
Calibro 700cc

A Cabrio, por sua vez, terá as versões bagger e custom. Seu motor de 700cc desenvolve 70 cv de potência e 68 Nm de torque.
A versão Bagger vem equipada com malas laterais integradas e para-brisa elevado, sendo pensada para longas viagens, enquanto a Custom mantém o visual clássico das cruisers, com banco baixo, guidão largo e um design minimalista. Ambas contam com suspensão dianteira invertida e sistema de freios ABS da Bosch.