A partir de hoje mudou a forma como os créditos da nova Zona Azul é comercializada em São Paulo. Desde novembro de 2020 a nova Zona Azul de SP passou a ser administrada exclusivamente pelo aplicativo da Estapar. E, a partir de hoje, ela passa a ser única empresa autorizada a vender créditos de estacionamento, Veja a seguir o que mais mudou na nova Zona Azul de SP.

Desconto de 40% em multa será obrigatório; como pedir?
Poupatempo e Detran não vão mais entregar CNH em unidades

Com isso a alteração, a compra e ativação de Cartão Azul Digital (CAD) da nova Zona Azul de São Paulo mudou e será feita exclusivamente no aplicativo Estapar Nova Zona Azul -SP e nos estabelecimentos comerciais credenciados.

Saldos de CAD remanescentes em outros aplicativos serão transferidos para o app da Estapar até 28 de fevereiro. A Prefeitura, as empresas de aplicativo, juntamente com a CET estão fazendo todo o processo de validação para que o saldo esteja disponível aos usuários até o final deste mês.

A migração do saldo não é imediata e para que ele esteja disponível para os usuários é necessário instalar e se cadastrar no aplicativo Estapar Nova Zona Azul SP com o mesmo CPF ou CNPJ utilizado no aplicativo em que as pessoas possuem saldo. O download é gratuito nas lojas de aplicativos dos smartphones iOS e Android.

Até que esta migração de saldo de CAD seja concluída, os usuários possuem a opção de comprar novos CADs tanto no aplicativo oficial Estapar Nova Zona Azul SP, quanto nos estabelecimentos comerciais. Para mais informações acesse o site oficial.

Veja as principais dúvidas sobre o que mudou na nova Zona Azul digital:

Ainda posso estacionar com o papelzinho?

O estacionamento rotativo de São Paulo passou por uma fase de modernização e o talão de papel foi extinto em 2017. Ainda é possível comprar os créditos digitais em estabelecimentos como bancas de jornais e locais de comércio e serviços, mas assim como nos aplicativos, os cartões são eletrônicos e o motorista não precisa colocar nenhum comprovante em seu carro. O sistema digital colabora com a fiscalização, que permite que menos erros ocorram.

PreviousNext

Usava outro aplicativo para a nova Zona Azul, o que mudou?

Em primeiro lugar, é importante reforçar que até 16 de novembro os motoristas podiam adquirir o cartão azul em qualquer uma das empresas credenciadas e esses créditos poderão ser usados até 15 de fevereiro de 2021.

As empresas puderam inclusive continuar vendendo normalmente o crédito mesmo após o dia 16 de novembro, enquanto houver estoque disponível. Logo, se você adquirir, por exemplo, R$ 100 reais em crédito no aplicativo da Zul+, você poderá continuar utilizando esse valor até fevereiro do ano que vem. Depois disso, o serviço da nova Zona Azul digital de SP passa a ser exclusivo da Estapar.

Outra opção será migrar os créditos para outros serviço disponíveis no aplicativo. No caso da nova Zul+, os usuários poderão usar o saldo para abastecer o carro, pagar o pedágio, multas e outros tributos pendentes.

Posso transferir meu crédito entre aplicativos?

Sim. Entretanto, os usuários podem seguir utilizando seus apps preferidos até o momento final, em fevereiro de 2021, caso ainda tenham saldo. Nesse período, é possível resgatar os CADs de seu aplicativo e utilizar o crédito em outras funções da mesma plataforma, reembolsar o montante ou, caso chegue em 15 de fevereiro, transferir para a Estapar que administrará a nova Zona Azul digital de SP.

PreviousNext

O valor e horário da nova Zona Azul também mudou?

Sim. O valor de um crédito da nova Zona Azul Digital em SP para estacionar os veículos na capital mudou para R$ 5, por hora, na regra geral. Dependendo da região, a regra muda e o tempo de permanência pode ser de até 2h ou 3h por crédito. Dessa forma, observe sempre a placa de sinalização para verificar o tempo de validade do Cartão Azul Digital, os dias da semana, o horário de funcionamento e demais condições de estacionamento.