Novidade gigante!

CHRYSLER TOWN & COUNTRY R$ 180.000

No ano passado, foram vendidas 102 Chrysler Grand Caravan – e exatamente a mesma quantidade de BMW X3. Não que haja relação entre os dois , mas o número mostra que as vendas da van não são tão inexpressivas. Isso porque trata-se de um veículo bastante grande, com um preço que poucos podem pagar – agora, com o novo nome, Town & Country, custa R$ 180 mil – e sem tradição no Brasil: veículos deste porte são comuns nos Estados Unidos (típico carro da família que vive em ricos subúrbios, com amplas avenidas.

Além do nome, seu design foi completamente modificado, com linhas mais quadradas (uma tendência da marca), e ela ganhou um novo motor, mais equipamentos e uma nova caixa de câmbio. O antigo V6 3.3 de 182 cv foi substituído por um outro V6, agora com 3,8 litros e 193 cv. Apesar do pequeno acréscimo na “cavalaria” (e também no torque, que cresceu 2 kgfm), a mudança mecânica mais importante está mesmo é no câmbio.

A antiga e ultrapassada caixa automática de quatro marchas agora foi trocada por outra, de seis marchas com opção seqüencial. Isso significa trocas mais suaves, melhor desempenho e menor consumo na estrada (11 km/l). Mas, por outro lado, o novo motor “bebe” mais na cidade (5,3 km/l). Para um veículo deste porte, e que pesa mais de duas toneladas, as respostas ao comando do pé direito impressionam: acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos e atinge quase 200 km/h de velocidade máxima.

A Town & Country é gigante, com mais de cinco metros de comprimento, 1,75 m de altura e dois metros de largura, quando incluídos os retrovisores eletricamente rebatíveis. Aliás, sem este recurso, ficaria difícil estacioná-la em uma vaga normal – mesmo com os retrovisores dobrados, o motorista ainda sofre um pouco para rodar nas ruas com faixas mais estreitas de grandes cidades como São Paulo.

Acima, a porta deslizante elétrica. Abaixo, a regulagem de altura dos pedais, o ar-condicionado de três zonas, o acabamento em madeira na porta, a alavanca de câmbio no painel e a câmera de estacionamento

Mas todo esse tamanho tem um motivo: o espaço interno é impressionante, acomodando sete adultos com conforto e sofisticação. Saídas de ar-condicionado, porta-objetos e alto-falantes estão espalhados por todos os cantos. Falando nisso, o ar-condicionado é dividido em três zonas (motorista, passageiro, e segunda e terceira fileiras), cada uma com controles individuais.

Acima, o excelente sistema de som MyGIG, com HD interno e tela sensível ao toque

O sistema de som MyGIG é um destaque a parte: com entrada USB, disqueteira e tela touch-screen, tem disco interno e “baixa” músicas de CDs e pen drives, as armazena e as organiza em listas. Ainda no campo da tecnologia: câmera de estacionamento, bancos elétricos, faróis de xênon, airbags aos montes, controle de estabilidade…

Abrir as portas laterais deslizantes e o porta-malas é fácil: tudo na Town & Country tem acionamento elétrico. Devolver o carro que foi difícil: a vontade era de tirar férias e viajar milhares de quilômetros no conforto desta “casa sobre rodas”.