PreviousNext

No estande da Audi em Frankfurt, a grande estrela da Audi é a nova geração do A4, que já havia sido adiantada no final de junho. Como sempre, as mudanças visuais são discretas, nada revolucionárias. Mas desde a chegada do irmão menor A3 Sedan, a marca passou a desenvolver essa nova geração tendo como meta deixá-la maior e mais tecnológica para distanciá-la do irmão menor (e mais barato). Sua versão esportiva S4 também foi apresentada.

A plataforma MLB da geração passada evoluiu, e o novo A4 ficou um tiquinho maior (4,73 m, contra 4,71 m antes) e ganhou quase 2 cm no entre-eixos. Mesmo assim, ficou mais leve, devido à adoção de novos materiais.

Na lista de equipamentos, destaque para o sistema de abertura do porta-malas passando a aperna debaixo do carro e o Audi virtual Cockpit – que estreou no TT e substitui o painel de instrumentos por uma tela LCD de 12,3 polegadas, que pode ser configurada com diferentes combinações, priorizando velocímetro e conta-giros ou o mapa do GS, por exemplo. O sistema multimídia integrado com iOS e Android e pode atuar como roteador Wi-Fi.

A gama de motores inclui sete opções, sendo três TFSI (gasolina) e quatro turbodiesel. Herdados do A4 anterior, os propulsores foram modernizados para ficar, em média, 21% mais econômicos.

Numa “inversão” do downsizing mais recente, que parece ter passado do ponto, os motores 1.8 foram substituídos por unidades 2.0 TFSI. Elas têm 190 ou 252 cv, dependendo da configuração (com 0-100 km/h em 6s3 e 7s2, respectivamente, nas versões de tração dianteira). Outra novidade é que a transmissão Multitronic (CVT com oito marchas simuladas) foi aposentada, e agora o sedã vem apenas com a caixa automatizada de sete marchas e dupla embreagem S-Tronic.

O modelo chega às concessionárias da Europa no segundo semestre deste ano, e ao Brasil no primeiro semestre do ano que vem. “O A4 tem tamanho e qualidade para enfrentar os rivais”, destacou o presidente da Audi Brasil, Jorg Hoffman, ao comentar o posicionamento do modelo frente aos principais concorrentes: o BMW Série 3 e o Mercedes-Benz Classe C.

MOTOR SHOW está indo para a Itália  testar  o novo A4. A avaliação completa você confere na edição de outubro da MOTOR SHOW, nas bancas no final do mês, e em breve também aqui em nosso site.