Novo Audi A8 aposta em tecnologia

Nova geração do sedã de luxo dispensa o motorista em congestionamentos e até na hora de estacionar

0
2394

Sistema de direção semiautônoma que assume o comando do veículo em congestionamentos e suspensão ativa capaz de se preparar para encarar os buracos. Essas são algumas das tecnologias presentes na nova geração do Audi A8, reveladas nesta terça-feira (11). As vendas do modelo começam até o final do outono europeu, em dezembro.

Segundo a Audi, a nova geração do modelo foi pensada desde o início para incorporar os sistemas de direção autônoma, que são os destaques do novo A8. O Audi AI Traffic Jam Pilot, que atua em velocidades de até 60 km/h, é o sistema capaz de assumir o controle total do veículo em congestionamentos. Outro destaque do novo A8 em termos de automação é o Audi AI Remote Garage Pilot, que é capaz de estacionar e tirar o carro de uma vaga de estacionamento sem a presença do condutor.


O pacote de novas tecnologias incorpora ainda um novo sistema de suspensão com quatro rodas direcionais e atuadores elétricos para agir de maneira independente em cada roda, reduzindo as oscilações da carroceria. O uso dessa tecnologia, aliás, só é possível graças a um sistema elétrico de 48V.

Por dentro, o mais luxuoso dos Audi traz sistema de som Bang & Olufsen com som 3D, sistema de navegação personalizável por meio de inteligência artificial, massageador para os pés dos passageiros do banco traseiro e saídas de ventilação com abertura e fechamento elétricos. Completa o toque de sofisticação os faróis de LED e as lanternas do tipo OLED.

O novo Audi A8 será oferecido inicialmente no mercado alemão em cinco opções de motorização: duas a diesel (3.0 V6 de 286 cv e 4.0 V8 de 435 cv) e três a gasolina (3.0 V6 de 340 cv;  4.0 V8 de 460 cv e 6.0 W12). Mas já está nos planos um híbrido A8 L e-tron, que irá combinar o motor 3.0 a gasolina com outro elétrico, para atingir 449 cv de potência e capacidade de rodar até 50 km apenas com o propulsor elétrico.