24/03/2023 - 13:37
A Audi confirmou a pré-venda e chegada dos novos Audi RS 5 Competition Plus e Plus Track. Os modelos estarão disponíveis nas mais de 40 concessionárias da marca em todo o Brasil a partir de abril.
Motorização
A linha esportiva RS 5 é equipada com o motor 2.9 V6 biturbo, que recebeu nova calibração e oferece 450 cv de potência entre 5.700 rpm e 6.700 rpm, e 600 Nm de torque de 1.900 rpm a 5.000 rpm. O conjunto está associado à transmissão Tiptronic de oito velocidades, que também teve uma nova calibração.
Com isso, o Audi vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos (melhoria de 0,1s em relação ao padrão de série) e a velocidade máxima aumentou para 290 km/h.
+ Conceito futurista da Audi vira picape e tem realidade aumentada
+ ActiveSphere: Audi revela mais do conceito elétrico e autônomo
+ Audi investe em carregadores ultrarrápidos em 8 cidades brasileiras
Suspensão
A suspensão RS Pro permite diminuir manualmente, em até 10 mm, a altura do veículo, que já sai de fábrica 10 mm mais baixo em relação ao modelo anterior, ou seja, totalizando uma redução total de até 20 mm.
A Audi ressalta ainda que o veículo adota a suspensão “Coilover”, com amortecedores ajustáveis em três vias e estabilizadores mais rígidos.
Visual
Na dianteira, destaque para a grade Singleframe com moldura preta brilhante e conjunto ótico com faróis LED Matrix escurecido e a tecnologia “Audi Laser light”.
O visual agrega vincos nas soleiras laterais e difusores traseiros, que englobam os dois grandes tubos de escape.
O novo sistema de escapamento, inclusive, desenvolvido pela Audi Sport especialmente para as versões Competition Plus, tem ponteiras de escape em preto fosco e um padrão sonoro “mais intenso”, diz a marca de quatro argolas.
Ambas versões utilizam rodas de liga leve de 20 polegadas, com cinco raios em formato de “Y” e acabamento em preto brilhante ou com acabamento polido brilhante e detalhes em preto brilhante.
Outra novidade é a cor externa Preto Sebring com efeito cristal, que se junta à gama atualmente disponível: Azul Navarra, Azul Turbo, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Nardo, Preto Mito, Verde District, Verde Sodoma e Vermelho Tango.
Os equipamentos disponíveis como opcionais são a capa do retrovisor externo em Preto brilhante ou aço escovado (sem custo).
Interior
O interior possui detalhes como sistema de iluminação “Audi Beam”, que projeta o símbolo Audi Sport no piso ao abrir as portas dianteiras; volante e câmbio revestidos em Alcântara com costura em vermelho; couro Nappa com costura contrastante no apoio de braço das portas e console central; e tapetes na cor preta com costura contrastante em vermelho e logotipo RS – nos frontais.
Uma das diferenças entre as versões pode ser observada nos assentos dianteiros.
Na versão RS Competition Plus, os bancos possuem no estofamento a combinação de couro e microfibra Dinâmica com padrão favo de mel e bordado RS. O acabamento lateral em preto piano brilhante dos bancos dianteiros completa o pacote.
Já a versão RS Competition Plus Track é equipada com bancos em concha RS, fornecidos pela Sabelt, com ajustes manuais e combinação de couro e microfibra dinâmica em padrão favo de mel – o material Dinamica é feito de 45% de fibras PET recicladas; cerca de 215 gramas de fibras PET são processadas por assento.
Preço
A nova família RS 5 será oferecida por R$ 849.990, seja para RS 5 Sportback 2.9 TFSi Competition Plus quattro ou a RS 5 Sportback 2.9 TFSi Competition Plus Track quattro.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Avaliação: “ex-sedã”, Peugeot 408 volta como um crossover e tanto; já aceleramos a versão elétrica
+ Avaliação: Renault Austral é inédito SUV híbrido que pode mudar o rumo da marca no Brasil
+ Teste Rápido: Novo Nissan Sentra é silencioso e faz mais de 20 km/l
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Nova marca de motos no Brasil: Zontes chega com três modelos
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Avaliação: com transmissão CVT, Fiat Argo Trekking faz mais de 16 km/l
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Pedágio free flow no Brasil: conheça o modelo que vai estrear em março
+ Avaliação: em breve no Brasil, Nissan X-Trail é SUV híbrido para desafiar Jeep Compass e Toyota RAV4
+ Imposto de Renda 2023: confira como declarar carro ou moto