A BMW revelou a nova geração do Série 5, que recebeu opções completamente elétricas: i5 M60 xDrive e a i5 eDrive40.

Produzido na fábrica do BMW Group em Dingolfing, na Alemanha, o modelo também será oferecido com sistemas híbridos, bem como com motores a gasolina e diesel – dependendo da região de mercado.

Visual

BMW i5 – Crédito: Divulgação

Comparada com a anterior, a nova geração cresceu 97 milímetros (chegando aos 5,06 m de comprimento), 32 milímetros na largura (para 1,90 m), e 36 milímetros na altura (1,51 m). A distância entre-eixos foi alongada em 20 milímetros e agora é de 2,99 m.

A frente recebeu uma interpretação dos faróis duplos, assim como da grade de duplo rim, que se projeta para a frente e possui um contorno – como opcional há a iluminação BMW Iconic Glow.

BMW i5 – Crédito: Divulgação

Nas laterais, é possível notar as saias laterais pretas, maçanetas de portas embutidas e um número 5 em relevo. Na traseira, as lanternas invadem o porta-malas.

BMW i5 – Crédito: Divulgação

+ BMW apresenta o conceito Touring Coupé
+ BMW aumenta a gama do elétrico i4 no Brasil com opção a R$ 419.950
+ BMW inicia a produção do novo X1 no Brasil

Interior

O interior ficou mais “limpo”, com a redução significativa de botões e controles em comparação com o modelo anterior, por meio da digitalização de funções.

O sistema de exibição digital consiste em uma tela de informações de 12,3 polegadas e uma tela de controle de 14,9 polegadas. O volante também foi redesenhado com uma seção inferior achatada.

PreviousNext

Trata-se também do primeiro modelo da marca a apresentar um interior totalmente vegano de série. Isso inclui as superfícies dos assentos, painel e painéis das portas, bem como o volante pela primeira vez. As superfícies dos bancos na versão Veganza com propriedades semelhantes a couro também estão disponíveis opcionalmente com uma perfuração decorativa.

Motorização

O i5 é equipado com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração amplamente aprimorada e está sendo lançado em duas variantes.

O BMW i5 M60 xDrive, que tem desempenho característico M e aspectos de design específicos, conta com dois motores, nos eixos dianteiro e traseiro os quais compõem uma tração elétrica nas quatro rodas. Essa opção tem torque de até 820 Nm e potência de 601 cv.

O conjunto permite que o BMW i5 M60 acelere de zero a 100 km/h em 3,8 segundos, com velocidade máxima limitada a 230 km/h. O alcance chega até 582 km (WLTP).

BMW i5 – Crédito: Divulgação

Outra versão do i5 é a eDrive40. Seu motor elétrico aciona as rodas traseiras e gera uma potência máxima de 340 cv e um torque máximo de até 430 Nm.

O BMW i5 eDrive40 acelera de zero a 100 km/h em 6 segundos, e sua velocidade máxima é de 193 km/h. Com a carga completa, ele roda até 516 km (WLTP).

PreviousNext

Tecnologias

O modelo contará com uma gama de sistemas automatizados de condução e estacionamento. Veja os destaque abaixo:

  • Driving Assistant Professional com função Stop & Go: em velocidades de até 130 km/h, é possível que o motorista tire as mãos do volante.
  • Active Lane Change Assistant com ativação visual: o veículo sugere uma mudança de faixa e isso pode ser feito pela primeira vez olhando no retrovisor externo para confirmar a mudança de faixa. O Active Lane Change Assistant assume os movimentos de direção necessários automaticamente, se a situação do tráfego permitir.
  • Parking Assistant, com o Reversing Assist: com o opcional Parking Assistant Professional, o estacionamento automatizado e manobras de até 200 metros podem ser controlados no veículo ou por smartphone do lado de fora do veículo.

Mercado

O novo BMW Série 5 vai chegar as concessionárias europeias a partir de outubro de 2023.

Assista ao vídeo de divulgação abaixo sobre a versão M60 xDrive:

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Suzuki Jimny Sierra recebe novas versões para a linha 2024
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Nova Ram 1500 Limited chega ao mercado brasileiro por R$ 529.990
+ Teste Rápido: Ford F-150 oferta luxo e fôlego de sobra para acelerar
+ Avaliação: Volvo XC60 é o senhor da eficiência; vale a pena?
+ BMW apresenta o conceito Touring Coupé
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe