Novo BMW X5 xDrive45e PHEV roda 48 km sem usar gasolina

O BMW X5 xDrive45e PHEV de segunda geração, entre os aperfeiçoamentos, trouxe um novo motor de seis cilindros 3.0 com tecnologia BMW TwinPower Turbo

A BMW lançou hoje (10) a segunda geração da variante híbrida plug-in do X5. Construído na planta de Spartanburg, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Entre as novidades, a xDrive45e PHEV tem um conjunto de powertrain eletrificado.

O novo motor mudou é o seis cilindros 3.0 (2.998 cm³) a gasolina dotado da tecnologia BMW TwinPowerTurbo. A potência e torque combinados são de 389 cv e 61,24 kgfm. Ou seja, 81 cv e 15,34 kgfm extras frente ao antecessor X5 xDrive40e, que usava um quatro cilindros 2-litros.

A nova mecânica permite ao utilitário esportivo acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos (1,2 segundo mais ágil). A nova bateria de íons de lítio de alta tensão está instalada no assoalho, teve sua capacidade aumentada para 24 kWh (eram apenas
12 kWh no modelo antigo).

Desta forma, a autonomia puramente elétrica, de acordo com a classificação EPA, pulou de 22 para 48 km. Já a velocidade máxima no modo livre da emissão de poluentes aumentou de 120 km/h para 135 km/h.

Condução ecológica

Estão disponíveis três programas de condução. O Híbrido é o modo padrão permitindo ao X5 oferecer uma condução elétrica em velocidades de até 110 km/h. O Elétrico atua até 135 km/h. Por fim, o Esporte utiliza ambos os motores para entregar o máximo de desempenho e possibilitar uma reneração de energia mais agressiva por meio do freio- motor.

A tração é integral xDrive e o câmbio automático Steptronic de oito marchas. As suspensões pneumáticas do X5 xDrive45e utilizam amortecedores controlados eletronicamente. O motorista pode optar entre os modos Híbrido ou Esporte selecionados por meio do botão Driving Experience Control.

A altura pode ser ajustada entre cinco níveis e a distância em relação ao solo é ajustável em até 4 cm. As rodas de 19″ vestem pneus de medidas 265/50 R19 na dianteira e 275/45 R20 atrás. Opcionalmente, está disponível o conjunto de 21″ com “borrachudos” 275/40 no eixo frontal e 315/35 na traseira.

Por dentro, a cabine do X5 exibe o quadro de instrumentos de 12,3″ – mesmo tamanho do multimídia, com conectividade Android Auto/Apple CarPlay. Este último, sem a necessidade de cabos para realizar a conexão.

Nos Estados Unidos, o X5 xDrve45e tem preço inicial de US$ 65.400 (algo próximo de R$ 319.000, em conversão direta) e as vendas no mercado norte-americano iniciam em julho deste ano.

Veja também

+ A biblioteca básica do motociclista cool

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar