Novo Chevrolet Onix Sedan estreia com motor 1.0 turbo e custa R$ 57.600… na China

Nova geração do sedã da General Motors deve chegar ao Brasil ainda este ano e ter valores próximos R$ 70 mil – não aposentando, portanto, o atual Prisma

Novo Chevrolet Prisma (ou Onix Sedan) estreia no Brasil até o final do ano (Foto: Divulgação)

O inédito Chevrolet Onix Sedan 2020, que preferimos chamar de “Novo Prisma” e foi mostrado recentemente pela General Motors do Brasil, já tem preço na China. Por lá, o sedã custa entre 96.900 e 99.900 yuans, algo equivalente em conversão direta para o Real para valores entre R$ 57,6 mil e R$ 58,5 mil.

Por aqui, no entanto, os preços desse carro devem ficar no patamar cobrado pelo Cobalt, que hoje custa a partir de R$ 68.490. O carro chinês anunciado tem motor 1.0 de três cilindros – com turbo, capaz de produzir 125 cavalos e 18,4 kgfm – e apenas opção de câmbio automático de seis marchas.

No Brasil, o modelo deverá ser mais forte, com recalibrações para nossa gasolina, mas mantendo o projeto do motor chinês, de três cilindros, turbinado, e com 1 litro. A estreia do Onix Sedan (ou Prisma, ainda sem nome definido) será ainda este ano.

O novo sedã da GM lançado na China tem 4,47 cm de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,73 m de largura e 1,47 m de altura, além de 469 litros de volume no porta-malas – que, por aqui, deve receber ajustes para comportar ainda mais bagagem. As rodas de liga leve são de 16 polegadas com pneus 195/55 R16, conforme vimos no campo de provas da GM em Indaiatuba (SP) há algumas semanas.

Tirando o visual arrojado, o modelo ainda deverá trazer entre os itens de série direção com assistência elétrica; ar-condicionado; sistema multimídia MyLink com conexão para  Bluetooth e emparelhamento via CarPlay e AndroidAuto, além do serviço OnStar no retrovisor; teto solar, trio elétrico e chave canivete; câmera-de-ré com sensor de estacionamento traseiro, duas entradas USB e também uma entrada auxiliar.

Na parte de segurança, o sedã promete oferecer controle de tração e de estabilidade; sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis; sensor de pressão dos pneus (como já possui o Onix) e assistente de partida em rampa. Não há, porém, sistemas controladores de velocidade de cruzeiro (piloto automático).