A Citroën lançou para o mercado brasileiro o inédito Basalt. Ele chega em três versões (Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200) com o preço a partir de R$ 89.990, para ser o SUV mais barato vendido no país. Posteriormente, a marca promete inserir a série especial First Edition.

Na fita métrica, o veículo tem comprimento de 4.343 mm, largura de 1.821 mm, altura de 1.585 mm e distância entre-eixos de 2.645 mm. Para se ter uma ideia, o Fiat Fastback tem 4.427 mm de comprimento.

Citroën Basalt – Crédito: Divulgação

+ Compra do Ano – Hatch Urbano: Citroën C3 é um multifunção multipremiado
+ O que o Citroën C3 agregou para a linha 2025?

Visual

Citroën Basalt – Crédito: Divulgação

O visual transmite linhas “parrudas”, com larga grade frontal, conjunto óptico afilado unido por duas linhas e o logo da marca ao centro. É possível notar uma carroceria bem vincada, nos para-choques, laterais e teto. O Basalt inclui faróis com DRL de LEDs e rodas de liga-leve de 16”. O porta-malas tem 490 litros.

Citroën Basalt – Crédito: Divulgação

Para a carroceria estão disponíveis as seguintes cores: azul Cosmo Blue, vermelho Rouge Ruby, prata Artense, cinza Grafito, preto Perla Nera e o branco Banquise — com a especial adição do tom perolizado Branco Nacré, exclusivo do Basalt First Edition. Na versão Shine também há a opção de teto bitom na cor Perla Nera.

Citroën Basalt – Crédito: Divulgação

Interior

Por dentro, o painel conta com uma faixa bicolor no tom “Solar Bronze”, com uma tela digital colorida de 7” e um multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay e seis alto-falantes. Abaixo dele está o ar-condicionado digital automático.

A lista de equipamentos de série engloba: vidros e travas elétricas, câmera de ré, monitoramento inteligente da pressão dos pneus, painel digital colorido, alarme com comando na chave canivete, airbags laterais e assistente de partida em rampa (inclusive para manobras de ré).

PreviousNext

First Edition

A First Edition chegará para ser a configuração todo do carro e sairá por R$ 107.390. Ela promete elementos exclusivos no visual, que inclui a cor Branco Nacré Perolizada. O design especial segue com apliques cromados, rodas de liga-leve de 16” escurecidas, pintura bitom com teto Perla Nera e logotipos alusivos à versão nas portas dianteiras.

O interior recebe pedaleiras cromadas, tapetes exclusivos, soleiras metalizadas, painel com faixa bitom na cor Gray Smart e teto escurecido.

Motorização

Embaixo do capô podem estar duas opções de motorização. A primeira (versão Feel) é o propulsor flex 1.0 Firefly, que gera até 75 cv de potência e 10,5 kgfm de torque. O conjunto consegue fazer até 14,6 km/l com gasolina na estrada (ciclo Inmetro/PBEV).

Consumo PBEV

  • Urbano: 13,0 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
  • Estrada: 14,6 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)

Outra opção é o motor 1.0 flex Turbo 200 (Feel Turbo, Shine e First Edition), que desenvolve 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, associado ao câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução.

Citroën Basalt – Crédito: Divulgação

Consumo PBEV

  • Urbano: 11,9 km/l (gasolina) / 8,3 km/l (etanol)
  • Estrada: 13,7 km/l (gasolina) / 9,6 km/l (etanol)
Citroën Basalt – Crédito: Divulgação

Confira abaixo preços, versões e equipamentos:

Citroën Basalt Feel: R$ 89.990

– Motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas
– Painel digital colorido de 7” customizável
– Airbags laterais dianteiros
– Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
– Câmera de ré
– Três entradas USB
– Luzes de condução diurna (DRL) com leds
– Seis alto-falantes
– Ar-condicionado
– Banco do motorista e volante com regulagem de altura
– Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
– Rodas de 16” de liga-leve com pneus 205/60
– Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete
– Alarme
– Bocal do combustível com destravamento elétrico

Citroën Basalt Feel Turbo 200: R$ 96.990

Todos os itens da versão Feel mais:

– Motor Turbo 200 de até 130 cv
– Câmbio automático CVT com três modos de condução

Citroën Basalt Shine Turbo 200: R$ 104.990

Todos os itens da versão Feel Turbo 200 mais:

– Ar-condicionado digital
– Sensor de estacionamento traseiro
– Rodas de liga-leve de 16” diamantadas
– Faróis de neblina
– Limitador e controlador de velocidade
– Bancos e volante com revestimento premium
– Encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio
– Skidplate dianteiro e traseiro

Opcional:
– Pintura bitom com teto Perla Nera

Citroën Basalt First Edition: R$ 107.390

Todos os itens da versão Shine Turbo 200 mais:

– Logotipos First Edition
– Faixa preta entre as lanternas
– Pintura Branco Nacré Perolizada (exclusiva)
– Rodas de liga-leve de 16” escurecidas
– Soleiras metalizadas
– Pedaleiras exclusivas
– Tapetes exclusivos
– Pintura bitom com teto Perla Nera

Veja abaixo ao vídeo de divulgação: