A Volkswagen apresentou nada menos de oito novidades no Salão do Automóvel. São elas: Cross Up, novo CrossFox, novo Space Cross, novo Space Fox, novo Jetta, Amarok Dark Label, novo Touareg e Saveiro Surf. Todos esses carros já estão à venda. Além disso, a marca alemã está expondo também o Golf Variant, o Fox Pepper (conceito), o Golf GTE (híbrido), o T-Roc (conceito) e o Fusca GSR (série especial nos Estados Unidos). Sem dúvida, a Volks é a marca que mais trouxe novidades para o Salão 2014.

Os renovados CrossFox e Space Cross, junto com a nova versão Cross Up, dão bem a medida da importância que a Volkswagen está dando para o mercado de carros aventureiros. O face-lift do CrossFox é a resposta da Volks para deter as vendas do Renault Sandero Stepway, do Hyundai HB20X e do Toyota Etios Cross. O CrossFox detém 26% desse nicho. Ele ganhou o novo motor 1.6 MSI de 120 cv da família EA-211. Novos capô, faróis e para-choques são os destaques do carro. Os faróis auxiliares, que eram redondos, ganharam linhas retas. Tecnicamente, ele ganhou bloqueio eletrônico do diferencial.

O Space Cross sofreu mais modificações visuais do que o SpaceFox. A versão aventureira dessa perua esportiva tem uma ampla entrada de ar com grade do tipo colmeia e dois enormes faróis auxiliares com função de neblina, de longo alcance e de conversão estática (o farol de milha acende automaticamente quando o motorista esterça o volante). A suspensão do Space Cross é mais elevada do que a do SpaceFox, para enfrentar terrenos mais difíceis. O rádio com navegador integrado ao painel é uma das boas novidades.

Já o Cross Up é tecnicamente idêntico aos demais membros da família Up. Sua única diferença está no visual, com pequenos detalhes no para-choque e nas caixas de rodas simbolizando mais robustez. Por dentro, os bancos têm desenho exclusivo. A lista de equipamentos é a mesma do High Up.

Ainda no terreno da aventura, um carro que vale muito a pena conhecer é o T-Roc. Trata-se de um conceito que traz uma visão de uma nova linha de SUVs. O carro é muito interessante — uma combinação de SUV com conversível. Seu porte é menor que o do Tiguan e ele está cotado para ser fabricado no Brasil, no futuro. Sua plataforma é a mesma do novo Golf. Além disso, a Amarok Dark Label e a Saveiro Surf mantêm a Volks com um pezinho na terra. Mas não acabou: o Touareg renovado também está no estande da Volkswagen.

O novo Jetta nacional, uma série oficial do Fusca, o conceito Fox Pepper (esportivo de 120 cv), o Golf GTE (híbrido plug-in capaz de fazer 67 km/l) e o Golf Variant completam as novidades da marca no Salão de São Paulo. O Golf Variant, exibido na versão R-Line, com rodas aro 18 e motor de 150 cv, servirá para o fabricante avaliar a reação do público. É praticamente certo que esse carro será importado, mas não na versão mostrada no Salão, e sim com motor 1.4 turbo de 110 cv.

Leia mais sobre as novidades da Volkswagen na versão impressa da MOTOR SHOW, nas bancas a partir do dia 30/10.