A Dacia, marca romena e pertencente ao grupo Renault, revelou o novo Bigster para o mercado europeu. Trata-se de um Duster grandinho, mas sem sete lugares.

A ideia do modelo é ser um SUV médio com mais espaço e conforto, com os seus 4,6 m de comprimento e 667 litros de porta-malas.

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Dacia Bigster – Crédito: Divulgação

O visual adota linhas mais “quadradas” e parrudas, com larga grade frontal e conjunto óptico afilado. O design mistura elementos em preto brilhante e preto fosco. Ele adota rodas de liga leve de 17 até 19 polegadas.

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Por dentro, há um quadro de instrumentos de 7 ou 10 polegadas (dependendo da versão) e uma tela de multimídia de 10,1 polegadas padrão. As saídas de ar tem desenho em “Y”.

O veículo será o primeiro modelo do Grupo Renault a adotar o sistema Hybrid 155, que combina um motor a gasolina de quatro cilindros, que gera 107 cv de potência, associado a dois propulsores elétricos (um de 50 cv e um de partida/gerador de alta tensão).

Ele tem uma bateria de 1,4 kWh (230 V) e uma caixa de câmbio elétrica automática – quatro marchas para o motor a combustão e outras duas para os elétricos.

Dacia Bigster – Crédito: Divulgação

Há também outra opção, a Hybrid 140, que fornece mais potência (até 15 cv) e mais torque (20 Nm para 170 Nm somente para o motor de combustão). Ele funciona com o motor 1.2 (TCe 140) de três cilindros, com um sistema híbrido-leve de 48 V e uma caixa de velocidades manual de seis velocidades.

Dacia Bigster – Crédito: Divulgação

Na Europa, o Bigster será lançado em 2025. Aqui no Brasil, o modelo pode vir e ficar acima de Kardian e Duster, mas ainda não foi confirmado pela Renault.