A quarta geração do Ford Focus foi revelada oficialmente nesta terça-feira (10), na Alemanha, trazendo novidades mecânicas e novas tecnologias, como o sistema de direção semi-autônomo Ford Co-Pilot360.

A plataforma é a nova C2, que será utilizada também em outros médios da marca americana. Apesar disso, a Ford ousou menos no desenho da carroceria do que em gerações passadas, deixando o novo Focus com um visual mais conservador que o do Fiesta (leia mais aqui). As dimensões também mudaram pouco: 4,378 m de comprimento (1,8 cm a mais), 1,825 m na largura (0,2 mm a mais) e 1.454 m de altura (1,5 cm mais baixo). A única exceção foi o entre-eixos, que cresceu 5,3 cm em relação ao carro atual.

Por outro lado, o novo Focus estreia um novo câmbio automático de oito marchas, que substitui a automatizada Powershift de dupla embreagem usada até então. A gama de propulsores é composta por oito opções de motorização: 1.0 EcoBoost (de 85, 100 e 125 cv), 1.5 EcoBoost (150 e 182 cv), 1.5 EcoBlue diesel (95 e 120 cv) e o 2.0 EcoBlue diesel (150 cv), que podem ser combinados ao novo câmbio automático ou a uma transmissão manual de seis marchas. Todos os propulsores EcoBoost são dotados de um sistema que desativa um dos cilindros em situações de baixa carga, para reduzir o consumo de combustível.

Outro destaque do modelo vai para a lista de equipamentos, que traz o sistema de direção semi-autônomo Ford Co-Pilot360, faróis com facho adaptativo, Head-up display (HUD), e novas gerações dos assistentes de estacionamento automático e do alerta de pré-colisão capaz de detectar pedestres e ciclistas.

O Focus de quarta geração será vendido nas carrocerias hatch, perua e sedã. Na gama de versões, a novidade é a aventureira Active, que se junta à linha composta pelas configurações Ambiente, ST-Line, Titanium Trend e Vignale. Ainda não há previsão para o lançamento do novo Focus no Brasil. Atualmente, o Focus de terceira geração vendido por aqui é importado da Argentina.

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