A Ford apresentou o Mustang GTD 2025. Trata-se de um carro de alta performance, homologado para as ruas e de edição limitada. Ele é inspirado no Mustang GT3 e programado para correr em Le Mans no próximo ano.

Segundo a marca oval azul, tudo começou no fundo de um galpão, atrás de um túnel de vento no centro de desenvolvimento e testes da Ford em Allen Park, Michigan. Por lá, um grupo de engenheiros se reuniu em 2021, após o expediente, para uma nova missão: projetar um Mustang para enfrentar o melhor dos carros esportivos europeus.

+ Mustang Mach-E recebe versão para encarar ralis; conheça
+ Ford revela protótipo elétrico do Mustang, que descarrega 1.800 cv

O visual apresenta carroceria larga, esculpida em fibra de carbono, fora a grande asa traseira.

“É uma nova abordagem para nós. Não projetamos um carro de rua para as pistas, criamos um carro de corrida para as ruas. O Mustang GTD pega a tecnologia do nosso Mustang GT3 de competição, a envolve numa carroceria de fibra de carbono e a libera nas ruas”, afirma Jim Farley, presidente e CEO da Ford, à imprensa.

Muitas pessoas que participaram do seu desenvolvimento também estão por trás dos Mustangs de corrida e do GT vencedor de Le Mans. Ele foi feito para ser o Mustang de rua mais rápido de todos os tempos.

No habitáculo, a cabine inclui materiais de acabamento premium, com camurça Miko combinada com couro e fibra de carbono, além de monitores digitais. Os bancos Recaro são complementados por paddle shifters, seletor de câmbio rotativo e placa de série feitos com titânio reaproveitado de peças de caças Lockheed Martin F-22. O banco traseiro foi removido para reduzir o peso e criar espaço de carga.

Mais detalhes

Mustang GTD – Crédito: Divulgação

Para rodar plantado no asfalto, o Mustang GTD conta com aerodinâmica ativa e a aderência dos enormes pneus – com 325 mm de largura para o dianteiro e traseiros de 345 mm – montados em uma avançada suspensão dianteira de braços curtos e longos, com altura dupla, e suspensão traseira multi-link. Os freios Brembo são de carbono-cerâmica e as rodas são de alumínio forjado de 20 polegadas, ou de magnésio forjado opcionais.

Para impulsionar o superesportivo, ele foi equipado com um V8 de 5,2 litros supercharged, com potência estimada de mais de 800 cavalos. A transmissão é de oito marchas com dupla embreagem montada na traseira e eixo de transmissão de fibra de carbono leve.

“Quando você olha para a engenharia, a aerodinâmica e como o trem de força funciona, o Mustang GTD é um foguete de rua”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports.

O Mustang GTD traz uma tecnologia nova na Ford, de controle de tração variável no modo pista. Ela permite modular a potência do motor e a atuação do controle de tração. Os ajustes podem ser feitos sem tirar as mãos do volante.

Mustang GTD – Crédito: Divulgação

Mercado

O Mustang GTD será comercializado em qualquer cor externa fornecida pela Ford e com várias combinações de cores internas. As vendas começam entre o final de 2024 e começo de 2025, com produção limitada e preço estimado a partir de US$ 300.000 – ou cerca de R$ 1,5 milhão.

PreviousNext

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ BMW R 18 – 100 Anos desembarca no Brasil com apenas 30 unidades
+ Mitsubishi lança Eclipse Cross Sport no Brasil em edição limitada a 300 unidades
+ Licenciamento em SP: grupo tem até agosto para regularizar; confira
+ Nissan oferece novos acessórios originais para Kicks e Frontier
+ Yamaha relança motos com os ‘poderes’ do Capitão América, Pantera Negra e Capitã Marvel
+ Fiat Toro 2024 ganha novas grades e fica mais equipada; veja os preços e versões
+ Gasolina mais cara: veja 5 dicas para economizar combustível
+ Não passou no teste da CNH? Nova lei em tramitação garante 2ª prova gratuita
+ Chevrolet revela mais detalhes da Silverado que chegará em breve ao Brasil
+ Elétrico BMW i7 com tela de ‘cinema’ desembarca no Brasil em agosto