A Honda divulgou na Europa outras informações sobre o novo Honda HR-V. Totalmente renovado em relação ao carro produzido atualmente em Itirapina (SP), o SUV compacto se destaca pela carroceria no estilo SUV cupê e pela motorização híbrida.

+Dia da Terra: veja 5 SUVs usados 4×4 por menos de R$ 70 mil
+Avaliação: novo Hyundai Tucson é muito melhor que o Corolla Cross
+Toyota Corolla Cross 2022: veja mais de 100 fotos do SUV
+Novo Honda Accord híbrido chegará no início do segundo semestre

O novo Honda HR-V será vendido no mercado europeu apenas com um conjunto mecânico híbrido, que é o mesmo oferecido no novo Fit já disponível no exterior — confira aqui a avaliação. O sistema, chamado de e:HEV pela Honda, traz um motor 1.5 a gasolina de 97 cv combinado a dois motores elétricos (um de propulsão, de 106 cv, e outro gerador de eletricidade) e com o câmbio convencional trocado por uma caixa de redução.

Em baixas velocidades, o SUV funciona apenas como um elétrico, com o propulsor de 106 cv sendo alimentado pela energia da bateria. Conforme a velocidade aumenta, o veículo entra no chamado “Hybrid Drive”, com o motor a combustão funcionando em conjunto com o gerador elétrico para fornecer eletricidade para o motor de propulsão.

PreviousNext

Já em situações de alta demanda ou em uso rodoviário, os motores elétricos são desligados, uma embreagem se fecha, e o veículo passa a rodar apenas com o motor a gasolina, condição que ainda é mais favorável aos propulsores a combustão. Este sistema híbrido, que é chamado de e:HEV pela Honda, é o mesmo que poderá ser visto no Brasil ainda este ano no recém-apresentado sedã Honda Accord Hybrid, modelo que será o lançador desta tecnologia por aqui.

Além do novo conjunto motriz híbrido, o novo Honda HR-V se destaca em seu pacote tecnológico por uma nova câmera frontal de alta resolução, que combinada a um sistema de processamento de imagens mais ágil apresenta um funcionamento mais eficiente do que o antigo conjunto de câmera e radar, com melhora na identificação de pedestres, obstáculos e outros veículos durante a noite.

O equipamento permitiu também uma melhoria no funcionamento do controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, que passa a avaliar também parâmetros como a força-G e o ângulo do volante no ajuste de velocidade.

Na Europa, o novo Honda HR-V chega ao mercado ainda este ano. Já no Brasil, a expectativa é de que a nova geração do SUV estreie no 2º semestre do próximo ano. Mas ainda não se sabe se teremos os mesmos equipamentos e o conjunto mecânico híbrido.

MAIS NA MOTOR SHOW

+Novo Renault Zoe estreia com visual renovado e autonomia de até 385 km
+BMW M5 Competition chega ao Brasil por mais de R$ 1 mi
+Saiba como pesquisar possíveis restrições antes da compra de um veículo

+Dia da Terra: veja 5 SUVs usados 4×4 por menos de R$ 70 mil
+Piloto que jogou para-choque em rival é suspenso pela FIA por 15 anos; veja o vídeo

+Fiat Toro 2022 ganha motor 1.3 turbo e novas tecnologias