PreviousNext

A geração atual do Kia Sportage fechou o mês de maio como o importado mais vendido do Brasil, com 311 unidades emplacadas. Não é muito, mas mostra a força do crossover coreano, que, mesmo no fim dessa terceira geração, que chegou ao Brasil ainda de 2010. Esse sucesso todo se deve em grande parte ao design revolucionário à época, e ainda atual – mistura da esportividade de um hatch (note abaixo que não há coluna D) com a robustez de um SUV.

Divulgação
Esse é o visual do modelo que sai de linha (Divulgação)

Agora o design evoluiu bem, como você pode ver em detalhes na galeria no alto dessa página. Essa quarta geração foi apresentada no Salão de Frankfurt do ano passado e já está à venda no Brasil, ainda importado da Coreia (não há planos dele na nova fábrica do México). São duas versões, ambas com o mesmo 4 cilindros 2.0 flex, mas recalibrado para 167/156 cv (etanol/gasolina), – antes tinha 178/169 cv. Ele vem sempre acoplado ao conhecido câmbio automático de seis velocidades e com tração apenas dianteira. A primeira configuração, LX, custa R$ 109.990, e a top de linha EX com muito mais itens de tecnologia e segurança, sai por R$ 134.990. Confira mais abaixo o que cada uma oferece. A de entrada não tem controle de estabilidade nem navegador e conta com apenas dois airbags, por exemplo, enquanto a mais completa conta até com recursos de direção semi-autônoma.

Com esses preços, o modelo briga principalmente com o conterrâneo Hyundai ix35, mas também deve incomodar Honda CR-V e Toyota RAV4, além de se apresentar como opção tanto às versões topo de linha de modelos como Jeep Renegade e Honda HR-V, que beiram os R$ 100 mil, quanto a modelos premium alemães como Audi Q3, Mercedes GLA e BMW X1, que custam a partir de R$ 140/150 mil.

CONFIRA AQUI A AVALIAÇÃO DA VERSÃO DE ENTRADA LX

EQUIPAMENTOS
KIA SPORTAGE (p.775) LX- R$ 109.990
Ar-condicionado manual, banco traseiro bipartido e rebatível, bancos dianteiros com porta-revistas no encosto, bancos em tecido,  chave com travamento e abertura das portas e acionamento do alarme a distância, computador de bordo, console central com descansa-braço, porta-objetos e porta-copos, descansa-braço no banco traseiro com porta copos, encostos de cabeça com ajuste de altura, freio de estacionamento por pedal, maçanetas internas cromadas, para-sol do motorista e passageiro com iluminação, piloto automático com controles no volante, porta-garrafas nas portas dianteiras e traseiras, saída de ar-condicionado para bancos traseiros, seletor do modo de condução (Eco Drive / Sport / Normal), sistema de som com tela 5″ sensível ao toque, controles de áudio e de chamada no volante, bluetooth, rádio CD/MP3 player, entrada auxiliar e USB Sistema imobilizador de ignição, volante com regulagem de altura e profundidade, retrovisores externos com regulagem elétrica, faróis de neblina, molduras cromadas dos vidros laterais, para-choques e espelhos retrovisores na cor do veículo, rack no teto, rodas de liga leve aro 17″ e pneus 225/60, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro e sistema Isofix para ancoragem de assento infantil.

KIA SPORTAGE EX (p.786) – R$ 134.990
Adiciona ao pacote: Ar-condicionado digital duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, banco do passageiro com ajuste elétrico, chave presencial, Console no teto com porta-óculos e luzes de leitura, iluminação de cortesia nas maçanetas externas, revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas, sensor de chuva, sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters, sistema multimídia com tela 7″ sensível ao toque, controles de áudio e de chamada no volante, navegador por GPS, DVD player, bluetooth, rádio CD/MP3 player, entrada auxiliar e USB, Soleira das portas em aço com detalhe “SPORTAGE”, travamento elétrico das portas e porta-malas sensível à velocidade, Volante esportivo (“D-Cut”), espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, aquecimento e setas integradas, faróis de neblina em LED, lanternas dianteiras e traseiras em LED, maçanetas das portas com detalhes cromados, rodas de liga leve aro 19″ e pneus 245/45, teto solar duplo panorâmico, airbags laterais e de cortina, acendimento automático dos faróis, airbags frontais, assistente de partida em subidas, assistente de Tráfego, controle de estabilidade, controle de frenagem em declives, controle de tração, alerta de ponto cego, espelho retrovisor interno com antiofuscamento, luz diurna de navegação em LED (DRL), paddle shift (borboletas no volante), sensores de estacionamento dianteiros, sistema de assistência à frenagem (BAS)