O novo Nissan Kicks vem aí, já como linha 2026. O próximo SUV compacto a chegar ao mercado brasileiro não deverá substituir por completo a atual geração, que segue em linha como “Kicks Play”, mas custará mais, será maior, trará mais tecnologias e equipamentos de série.

A produção continua sendo em Resende (RJ), ao lado do irmão mais velho Kicks Play, fabricado por lá desde 2017. Veja abaixo alguns fatos sobre a novidade da Nissan.

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Novo Nissan Kicks – Foto: Nissan/divulgação

1º – Qual o tamanho do novo Kicks 2026? 

A segunda, e totalmente nova, geração do Nissan Kicks é maior: são quase 6 cm a mais no comprimento (4,37 m no total), 4 cm extras na largura (1,80 m no total), 2 cm adicionais na altura (1,63 m no total), enquanto a distância entre-eixos foi ampliada em 3,6 cm (quase 2,66 m totais). Além disso, o design mais vertical e parrudo passa a impressão de um carro maior, de porte superior. 

Novo Nissan Kicks – Foto: Nissan/divulgação

Ele usará uma plataforma modular similar à do Renault Kardian, CMF-B, porém na configuração mais elaborada, chamada de “HS” (o Renault traz uma variante da mais simples, “LS”). Esse compartilhamento de bases é graças a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e deve permitir um considerável aumento no espaço interno do futuro modelo. A própria fabricante japonesa já adiantou que os ocupantes devem viajar no novo Kicks com ombros, cabeça e pernas mais folgados. O porta-malas, de 432 litros na geração atual, é outro que deve crescer.  

O SUV também deve ficar um pouquinho mais capaz no “fora-de-estrada” leve, já que sua altura do solo cresceu para quase 21,5 cm (ou 1,5 cm a mais que a do Kicks Play), enquanto o ângulo de saída foi ampliado para 29,5º (28º no Play). O ângulo de ataque segue com aproximadamente 18º.  

Novo Nissan Kicks – Foto: Nissan/divulgação

2º – Concorrentes 

O atual Kicks Play tem uma limitação: não oferece o requinte, nível construtivo e de tecnologias para encarar os SUVs compactos mais recheados do mercado, como Hyundai Creta, Honda HR-V ou VW T-Cross, nem tampouco incomodar SUVs médios como Jeep Compass ou Toyota Corolla Cross nas versões de entrada. Hoje, após reposicionamento de preços, o atual Kicks Play ficou competindo mesmo com Fiat Pulse, Renault Kardian e afins, mas a próxima geração vem para atuar no “andar de cima”. Isto é, brigando até com SUVs médios nas versões mais simples.  

Novo Nissan Kicks – Foto: Nissan/divulgação

Para isso, o novo Kicks literalmente cresceu e apareceu, e beira o comprimento de um Jeep Compass, por exemplo (4,37 m no Nissan vs. 4,40 m no Jeep). Também deverá ganhar freios a disco nas quatro rodas, um avanço tão esperado, além de outras tecnologias como freio de mão eletromecânico com Auto Hold ou comandos da transmissão por botões (P-R-N-D). No exterior, ainda existem versões com tração integral permanente e suspensões independentes nas quatro rodas, mas esses são avanços muito pouco prováveis para o mercado nacional.  

Ainda são esperadas mais tecnologias, como um amplo pacote ADAS, ou um acabamento interno mais refinado, com direito a console central amplo e largo, e mais material macio no painel e laterais de portas.  

Novo Nissan Kicks – Foto: Nissan/divulgação

3º – Motorização do novo Kicks

É quase certa a adoção de um inédito motor turboflex, tecnologia que a Nissan ainda não dispõe no Brasil. O 1.6 16v HR16DE seguirá apenas no Kicks Play, além do Versa mexicano. Debaixo do capô do novo Kicks 2026, é esperado um 1.0 turboflex similar ao do Renault Kardian, ou que, pelo menos, compartilhem alguns bons componentes. De acordo com o site Autos Segredos, o TCe 1.0 turboflex será fabricado também no Rio de Janeiro, justamente para abastecer a produção da nova geração do SUV.  

Motor 1.0 turboflex TCe HD10 – Foto: Renault/divulgação

No Renault Kardian, esse motor, família HR10, trabalha com 120/125 cv de potência e 20,4/22,4 mkgf de torque (gasolina/etanol), mas os números do novo Kicks 2026 deverão ser diferentes. O grande impasse é quanto a transmissão: há quem aposte na tradicional caixa CVT XTronic, similar a utilizada pelo Kicks Play atual, enquanto outra opção é a automatizada de dupla embreagem e seis marchas do Kardian.  

4º – Versões 

Novamente de acordo com apurações do Autos Segredos, o novo Kicks 2026 será vendido em quatro versões: Sense, Advance, Exclusive e Platinum, adotando a nova nomenclatura da marca, já presente no Kicks Play e Frontier. O site ainda trouxe à tona os equipamentos de série e mais detalhes de cada uma dessas configurações, apontando que o SUV terá comando da transmissão por botão em toda a linha.  

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5º – Preços 

Ainda não há informações vazadas sobre os preços da nova geração do Kicks, mas, considerando o que é cobrado pelo atual Kicks Play, entre R$ 118 mil e R$ 148 mil, já sabemos que ele será mais caro. Portanto, estima-se cifras entre cerca de R$ 150 mil pela versão de entrada, beirando os R$ 200 mil na mais cara. Não por coincidência, é exatamente a mesma faixa de preços do Hyundai Creta e Honda HR-V. Quando chega? Seu lançamento está previsto para o final de junho ou mesmo início de julho, com desembarque nas concessionárias em seguida.